CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAnalista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA

Fábrica de Mídia Fábrica de Mídia

Estudo inédito revela mudança nos hábitos de consumo televisivos

Publicado 16/08/2025 • 09:16 | Atualizado há 20 horas

Fábrica de Mídia

Foto de Fábrica de Mídia

Fábrica de Mídia

Semanalmente, Michaele Gasparini destrincha um dos principais temas da indústria de mídia na semana. Nada passa despercebido ao olhar da colunista: tudo o que movimenta o mercado e rende milhões de dólares em publicidade nas emissoras de televisão e nas plataformas de streaming estará aqui.

KEY POINTS

  • Uma das maiores fabricantes de Smart TVs do mundo divulgou um estudo inédito que detalha os hábitos de consumo de conteúdo dos usuários brasileiros e mexicanos nas TVs conectadas da marca.
  • Mesmo com a liderança do streaming no tempo total de exibição, os dados revelam que o conteúdo linear — como futebol, novelas e noticiários — ainda é presença constante no cotidiano digital de milhões de lares da América Latina.

Upfronts são apresentações feitas por grandes emissoras de TV e plataformas de streaming aos compradores de anúncios sobre por que eles devem investir em seus próximos programas de esportes, entretenimento e notícias.

Unsplash

Uma das maiores fabricantes de Smart TVs do mundo divulgou um estudo inédito que detalha os hábitos de consumo de conteúdo dos usuários brasileiros e mexicanos nas TVs conectadas da marca. Mesmo com a liderança do streaming no tempo total de exibição, os dados revelam que o conteúdo linear — como futebol, novelas e noticiários — ainda é presença constante no cotidiano digital de milhões de lares da América Latina.

Leia mais:
Disney assume prejuízo de R$ 50 milhões e muda streaming mais uma vez

Somados, Brasil e México têm mais de 33,4 milhões de aparelhos da marca conectados à internet, atingindo um público potencial de 129,6 milhões de pessoas. Nesses dispositivos, são assistidas mais de 2,7 bilhões de horas de conteúdo todos os meses, entre plataformas de vídeo sob demanda, canais tradicionais e jogos. A análise considera dados levantados em julho de 2025, com base na média de quatro pessoas por TV ativa.

No Brasil, são mais de 23,1 milhões de Smart TVs da marca em questão conectadas, que registram um total de 2 bilhões de horas de consumo mensal. O streaming domina com 70% desse tempo, mas os canais tradicionais ainda representam 30%. Cerca de 65% dos usuários ativos continuam assistindo a conteúdo linear, com média de exibição mensal de 10 canais diferentes por aparelho.

Já no México, o volume de consumo atinge 658 milhões de horas por mês, com uma penetração ainda maior do digital. O streaming representa 86% do total, sendo que mais da metade desse tempo é dedicado a plataformas do tipo AVOD — vídeo sob demanda com publicidade. Apesar disso, 54% da base de usuários também acompanha TV linear, especialmente novelas, jornalismo, esportes e eventos ao vivo.

Futebol lidera consumo em programação linear e streaming

O comportamento dos usuários mais engajados chama atenção: no Brasil, o grupo com maior frequência mensal consome 168,65 horas de streaming, 104,91 horas de conteúdo linear e acessa jogos 131 vezes. No México, esse público registra 194 horas mensais de plataformas digitais, 54 horas de canais lineares e 105 acessos mensais a jogos. Em ambos os países, o futebol surge como um dos principais fatores de engajamento.

O esporte influencia diretamente a escolha entre streaming, canais tradicionais e até games. A preferência pelo futebol justifica, por exemplo, a permanência no linear, a assinatura de plataformas digitais e o crescimento do consumo de jogos nas Smart TVs da empresa. Esse padrão se repete tanto no Brasil quanto no México, mostrando uma afinidade dos latinos com transmissões ao vivo.

No Brasil, há diferenças regionais no consumo. A região Norte lidera em horas de streaming, com média de 173,35 horas por mês por dispositivo. O Sudeste se destaca na TV linear, com 111,87 horas mensais, e também lidera no consumo de games, com 133,67 horas por mês. O Nordeste aparece logo atrás nos jogos, com 132,77 horas mensais por aparelho. O estudo considera todas as formas de exibição: TV aberta, paga, apps e jogos.

---

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Fábrica de Mídia