05/10/2024 - Elon Musk durante comício político com Donald Trump

CNBC Trump diz que Musk ficou “louco” e sugere encerrar contratos do governo com suas empresas

Fábrica de Mídia Fábrica de Mídia

SBT corta investimento em plataforma de streaming e acaba com mais dois canais

Publicado 04/06/2025 • 18:27 | Atualizado há 2 dias

Jorge Cardoso

Foto de Fábrica de Mídia

Fábrica de Mídia

Semanalmente, Michaele Gasparini destrincha um dos principais temas da indústria de mídia na semana. Nada passa despercebido ao olhar da colunista: tudo o que movimenta o mercado e rende milhões de dólares em publicidade nas emissoras de televisão e nas plataformas de streaming estará aqui.

Wikipedia

O SBT diminuiu sua grade no streaming em reestruturação

O streaming +SBT passou por uma nova reestruturação e retirou mais dois de seus canais Fast (canais gratuitos bancados por anúncios). Sem patrocinadores, +Pop e +Saudade deixaram a plataforma neste mês de junho.

Agora, restam apenas três canais temáticos em funcionamento, além do sinal ao vivo do SBT. A redução escancara o processo de encolhimento da grade, que já chegou a ter dez canais diferentes no lançamento, em agosto de 2024.

O canal +TVZYN, voltado ao público infantojuvenil, foi rebatizado como +Kids e agora concentra os conteúdos voltados a crianças e adolescentes. Já o +Novelas segue com exibições de folhetins clássicos e recentes da emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024), enquanto o +Silvio Santos mantém reprises de atrações do comunicador que fez história na TV brasileira.

Quando foi anunciado, em novembro de 2023, o +SBT prometia uma oferta variada de conteúdos organizados por gênero. A proposta incluía canais lineares dedicados a novelas, humorísticos, filmes, séries, programas antigos e infantis, além da transmissão simultânea do SBT direto de São Paulo. A versão beta foi liberada inicialmente para funcionários e, em julho de 2024, chegou ao público com a estreia da produção O Picapau Amarelo, em comemoração aos 100 anos da obra infantil de Monteiro Lobato (1882-1948)

Plataforma do SBT perdeu patrocinadores

Apesar da proposta ambiciosa e do apoio de grandes patrocinadores como Boticário, Coca-Cola e Unilever, a plataforma de vídeos do SBT passou a enfrentar dificuldades de engajamento do público. Em fevereiro de 2025, uma primeira reestruturação eliminou os canais +Informação, +Criança, +Filmes, +Séries e +Humor, cujos conteúdos foram parcialmente absorvidos pelos demais.

A nova fase do +SBT mantém o foco em produtos com maior apelo de audiência e menor custo operacional. Nesse sentido, o canal +Kids, por exemplo, abriga títulos já disponíveis no acervo digital da emissora, como Carrossel (2012), Chiquititas (1997-2001 e 2013), Cúmplices de um Resgate (2015) e Esmeralda (2004). Mesmo com os cortes em conteúdo, o  acesso continua gratuito e não exige assinatura.

--

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Fábrica de Mídia