Agosto foi marcado por intensa volatilidade no mercado de criptomoedas, com altas históricas para Bitcoin e Ethereum, mas saldo negativo no fechamento do mês. Para entender as perspectivas para setembro, o Cripto Brasil conversou com Ben Kurland, que comentou a recente volatilidade do mercado e a migração de capital do Bitcoin para o Ethereum.
Além disso, o programa entrevistou Regina Pedroso, que falou sobre a tokenização de imóveis no Brasil e os desafios regulatórios, enquanto Claudia Mancini apresentou o Prêmio BlockNews, que reconhece iniciativas inovadoras em blockchain e criptoativos.
Volatilidade no mercado de Criptomoedas
Segundo Kurland, grande parte do capital está sendo transferida do Bitcoin para o Ethereum, um movimento típico de ciclos em estágio final. “Além disso, de forma única neste ciclo, há grande entrada de dinheiro institucional, especialmente em torno do conceito das reservas do tesouro. Vimos essa narrativa se desenrolar com o Bitcoin e agora ela está se aplicando ao Ethereum, que estava subvalorizada há muito tempo”, explicou.
Tokenização de imóveis no Brasil
O mercado de tokenização de imóveis ganha destaque no Brasil, mas enfrenta desafios regulatórios. Regina Pedroso, presidente da Associação Brasileira de Empresas Tokenizadoras e Blockchain, detalhou ao programa o conceito, as vantagens e os impactos da recente decisão da Corregedoria de Santa Catarina.
“A tokenização de imóveis é uma das maiores expectativas desse mercado descentralizado e representa a criação de uma versão digital desse ativo real. As possibilidades são inúmeras, tanto em termos de negócios quanto de vantagens negociais e de maior aproveitamento financeiro dos ativos”, explica. Ela acrescenta que o processo torna o imóvel mais líquido e valorizado, acompanhando a transformação digital do setor.
Sobre a decisão catarinense, que proíbe vincular tokens a matrículas de imóveis, Regina afirma: “Essa decisão veio num momento de surpresa para o mercado, justamente quando o tema da tokenização imobiliária estava sendo muito acelerado”. Apesar do retrocesso, a especialista reforça a necessidade de segurança jurídica e de trabalho conjunto entre setor privado e cartórios.
Ela ainda ressaltou que a tokenização está ligada a diversos modelos de negócio, alguns envolvendo registro de imóveis, outros a CVM e, futuramente, o Banco Central. “Devemos trabalhar juntos para oferecer segurança jurídica à população e aos investidores.”
Regina comentou também sobre o manual de boas práticas da Betoken, que organiza o mercado e oferece diretrizes claras para uma atuação segura e estruturada. “É um material que deve provocar um impacto positivo e levar a um melhor entendimento sobre o processo de tokenização e suas vantagens”, finaliza.
Premiação no mundo Cripto
O ecossistema da criptoeconomia no Brasil ganhou destaque com o lançamento do Prêmio BlockNews, que reconhece projetos, empresas e profissionais inovadores no setor. Claudia Mancini, criadora do prêmio, explicou ao programa: “A ideia do prêmio surgiu para organizar e avaliar os projetos mais interessantes do ecossistema de cripto no Brasil por meio de jurados especializados.” Ela reforçou que o prêmio visa dar visibilidade e reconhecimento ao setor, destacando o papel do Brasil no mercado global de criptoeconomia.
“Existe uma palavra que a gente repete à exaustão: educação.
Então, as empresas que não estão no ecossistema precisam conhecer melhor blockchain. Claramente, ainda é uma tecnologia pouco conhecida, [por isso] a educação é muito necessária, e o prêmio também ajuda nisso, quando mostra qual é o uso que a gente faz dessa tecnologia.”
O prêmio contempla empresas e profissionais individuais, reconhecendo inovação e coragem na adoção de tecnologias digitais. Segundo dados da Chainalysis, o Brasil aparece como o quinto país no desenvolvimento de criptoativos.
As inscrições vão até 9 de setembro, e a cerimônia de premiação está marcada para 30 de outubro.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo é um oferecimento de Crypto.com
Quer ganhar até US$30 na Cripto.com?
Resgatar meu cupom
Clique aqui e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$30 na sua conta.
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no