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“A ideia é engajar o consumidor na economia circular”, diz executivo do Boticário sobre loja que aceita plástico como pagamento
Publicado 23/05/2025 • 14:02 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 23/05/2025 • 14:02 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Entre os dias 23 e 25 de maio, em São Paulo, o Grupo Boticário lança a primeira loja da marca a aceitar resíduos plásticos como forma de pagamento. A ação foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, e integra as estratégias de sustentabilidade da empresa.
“A ideia é realmente engajar o consumidor e conectá-lo a práticas mais sustentáveis, para que entenda a importância da economia circular”, afirmou Luiz Meyer, diretor de sustentabilidade do Grupo Boticário, em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
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A unidade foi montada em Pinheiros e recebe embalagens vazias e limpas de cosméticos, de qualquer marca. Os materiais são pesados em balanças digitais, que calcularam não apenas o peso, mas também a pegada de carbono evitada pela reciclagem. A cada quantidade de material entregue, o consumidor recebe créditos para troca por produtos do Boticário ou itens de parceiros.
Entre os produtos disponíveis para troca estão um fone de ouvido assinado pelo DJ Alok e uma prancha de surfe utilizada pelo atleta Gabriel Medina. Para obter o fone, por exemplo, seria necessário acumular 30 quilos de resíduos.
A iniciativa faz parte do programa Boti Recicla, lançado em 2006, e que, segundo Meyer, é o maior da indústria cosmética nacional em logística reversa. Com mais de quatro mil pontos de coleta no Brasil, o programa permite que qualquer consumidor devolva embalagens cosméticas de qualquer marca.
Meyer explicou que o grupo trabalha com 14 cooperativas parceiras para o destino correto dos materiais. Os itens com alta reciclabilidade, como plástico, vidro e papel, são reinseridos na cadeia produtiva. Já os resíduos de baixa reciclabilidade são utilizados na produção de ecochapas, usadas em obras e reformas de lojas da marca.
O diretor informou que o Grupo Boticário possui inventário de emissões de carbono auditado desde 2008 e integra o GHG Protocol. A empresa desenvolve ações para redução contínua da pegada de carbono e mitigação de impactos ambientais.
Na avaliação de Meyer, o Brasil apresenta um cenário desigual na logística reversa e na destinação de resíduos, o que exige maior envolvimento de empresas privadas. Ele destacou que o Grupo Boticário mantém uma agenda socioambiental desde 1990, com a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Biodiversidade.
O programa Boti Recicla também oferece benefícios permanentes aos consumidores. A cada cinco embalagens devolvidas em compras acima de R$ 150, o cliente recebe R$ 15 de desconto.
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