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Ações do Airbnb atingem alta histórica, impulsionadas por lucro recorde no quarto trimestre
Publicado 14/02/2025 • 15:02 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 14/02/2025 • 15:02 | Atualizado há 5 meses
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Ações do Airbnb disparam mais de 14% nesta sexta-feira (14), podendo alcançar o melhor dia da história, impulsionadas por lucro recorde no quarto trimestre — que superou as expectativas do mercado.
Os papéis da plataforma estrearam na Nasdaq em dezembro de 2020, e sua maior valorização até então havia ocorrido em fevereiro de 2023. No acumulado deste ano, as ações já subiram 22%.
A plataforma de aluguel de imóveis registrou um lucro de US$ 0,73 por ação sobre uma receita de US$ 2,48 bilhões. O resultado superou as estimativas de analistas consultados pela LSEG, que previam um lucro de US$ 0,58 por ação e receita de US$ 2,42 bilhões. O faturamento cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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“O Airbnb é hoje uma empresa fundamentalmente mais forte do que há alguns anos”, afirmou a companhia em carta aos acionistas. “Estamos dando continuidade a esse impulso em 2025, executando uma estratégia de vários anos para aperfeiçoar nosso serviço principal e acelerar o crescimento nos mercados globais.”
A empresa também reverteu prejuízo e registrou um lucro líquido de US$ 461 milhões, ou US$ 0,73 por ação. No mesmo trimestre do ano passado, o Airbnb havia reportado um prejuízo de US$ 349 milhões, ou US$ 0,55 por ação. O lucro ajustado foi de US$ 765 milhões, um aumento de 4% na comparação anual.
O valor bruto das reservas, que inclui ganhos dos anfitriões, impostos e taxas de serviço e limpeza, subiu para US$ 17,6 bilhões, superando a projeção de US$ 17,2 bilhões da StreetAccount.
O Airbnb também informou que 111 milhões de diárias e experiências foram reservadas no período, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e acima da estimativa da StreetAccount, de 108,7 milhões.
Durante a teleconferência com investidores, a diretora financeira Ellie Mertz disse que o Airbnb investirá entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões para expandir novas oportunidades de negócios que serão anunciadas em maio.
“Queremos que o aplicativo do Airbnb — de forma semelhante ao Amazon — seja um único lugar para todas as suas necessidades de viagem e moradia”, afirmou o CEO Brian Chesky na chamada. Ele também disse que cada novo negócio que a empresa pretende lançar pode levar de três a cinco anos para ser escalado, mas que isso fortalecerá seu serviço principal.
“Um grande negócio pode chegar a US$ 1 bilhão em receita”, afirmou. “E vocês devem esperar que um ou dois novos negócios sejam lançados a cada ano nos próximos cinco anos.”
Apesar dos fortes resultados no quarto trimestre, o Airbnb forneceu uma projeção abaixo do esperado para o primeiro trimestre, prevendo uma receita entre US$ 2,23 bilhões e US$ 2,27 bilhões.
O número ficou abaixo da estimativa de US$ 2,3 bilhões da LSEG. A empresa destacou que o primeiro trimestre do ano passado foi beneficiado pelo feriado de Páscoa e por um dia extra em fevereiro.
O Airbnb também comentou sobre os recentes incêndios florestais que atingiram a região de Los Angeles no mês passado, afirmando que sua organização sem fins lucrativos, a Airbnb.org, abrigou mais de 19 mil pessoas e 2,3 mil animais de estimação, além de ter recebido US$ 27 milhões em doações — incluindo US$ 18 milhões de seus fundadores.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.