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Agência dos EUA derruba bloqueio de compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Publicado 24/05/2025 • 18:47 | Atualizado há 4 horas

Duda Gomes, do Times Brasil

Reprodução Xbox Wire

A FTC (Comissão Federal do Comércio) retirou uma iniciativa do governo Biden para bloquear a compra da produtora de jogos Activision Blizzard, dona da franquia de games “Call of Duty”, pela Microsoft.

Segundo o governo anterior, a compra ajudaria a formar um monopólio e controle excessivo da Microsoft no mercado. Os republicanos, maioria controladora do FTC, alegam atender o interesse público, impedindo o bloqueio da transação.

A compra da Activision Blizzard é avaliada em US$ 69 bilhões, considerada uma das maiores no ramo de tecnologia.

A compra deve fortalecer a presença da Microsoft no mercado de games, especialmente com a popular franquia Call of Duty, além de impulsionar as vendas do Xbox, que disputa mercado com os consoles PlayStation e Nintendo.

A FTC, sob a liderança da democrata Lina Khan, entrou com uma ação em dezembro de 2022 para tentar impedir a fusão, alegando que a operação poderia prejudicar a concorrência e limitar o acesso de rivais a jogos e conteúdos disponíveis no Xbox.

No entanto, a Justiça negou o pedido da FTC em julho de 2023, permitindo o avanço da compra. A agência recorreu, mas também teve seu recurso negado por um tribunal federal no início deste mês. Com a aprovação do regulador do Reino Unido, a Microsoft concluiu oficialmente a aquisição em outubro de 2023.

Brad Smith, vice-presidente da Microsoft, comemorou a decisão da FTC em uma publicação na rede social X, afirmando que o desfecho representa “uma vitória para os gamers e para o bom senso em Washington”.

A FTC passou por mudanças desde a posse do presidente Donald Trump. Lina Khan deixou o comando da agência em janeiro, e os comissários democratas Rebecca Slaughter e Alvaro Bedoya foram demitidos em março. 

Ambos processaram o governo alegando que a demissão foi ilegal. Atualmente, a FTC é composta apenas por comissários republicanos.

Mesmo com o recuo em alguns casos, a FTC manteve medidas iniciadas no governo anterior, como a exigência de que empresas como plataformas de hospedagem, hotéis e sites de venda de ingressos revelem todas as taxas de forma clara antes da finalização da compra — regra que passou a valer neste mês.

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