Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Agibank nega que tenha irregularidades; veja o que o banco disse
Publicado 12/12/2025 • 16:46 | Atualizado há 2 horas
Publicado 12/12/2025 • 16:46 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: divulgação/Agibank via Glassdoor.
Agibank recebe multa de R$ 14 milhões? Veja o que diz o banco. Foto: divulgação/Agibank via Glassdoor.
No início de dezembro, o INSS publicou nova decisão que determinava o bloqueio do consignado oferecido pelo Agibank. Investigado pela Controladoria Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal, o banco também recebeu multas por parte do Procon de Mogi das Cruzes e de Campo Grande.
Conforme noticiado anteriormente, as sanções financeiras do Procon foram aplicadas após uma série de denúncias. Nesse sentido, as reclamações registradas no Procon vão de encontro às irregularidades detectadas na auditoria do CGU.
Mesmo assim, o banco afirma que soube da decisão pela imprensa, sem qualquer aviso prévio do INSS ou chance para se defender.
Leia mais: Agibank: bloqueado pelo INSS, banco quer estrear na bolsa americana em 2026
Em nota, o Agibank diz que todos os contratos passam por protocolos rígidos de segurança, bem como: biometria facial, validação de documentos e checagem em bases oficiais.
Sendo assim, o banco reforça que não reconhece as contratações irregulares. Entretanto, garantem que, caso sejam confirmadas, vão corrigir os processos internos e arcar com todos os custos, sem repassar quaisquer valores extras aos clientes ou ao INSS.
Além disso, o banco também informou que está em busca de acesso aos autos para analisar os apontamentos do CGU. Apesar do bloqueio para novos consignados, os demais serviços continuam funcionando normalmente no Agibank – incluindo o pagamento de benefícios.
Em auditoria do CGU, detectaram-se irregularidades e práticas abusivas em relação aos beneficiários do INSS. Na apuração, os auditores encontraram um alto volume de contratos registrados sem o consentimento dos segurados, incluindo 1.192 acordos registrados após o óbito dos segurados, entre 2023 e 2025.
Ademais, foram mais de 5 mil contratos com taxas de juros abaixo do mínimo obrigatório do mercado e 7 contratos refinanciados sem solicitação e sem autorização dos indivíduos.
Leia mais: Agibank tem consignado bloqueado pelo INSS; entenda o motivo
Em nota enviada ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o banco afirma que: “o Agibank tomou conhecimento da suspensão anunciada pelo INSS sem ter sido previamente comunicado ou mesmo com a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos.
A instituição reafirma que todos os contratos seguem protocolos rigorosos de segurança, como biometria facial, validação documental e cruzamento de dados em bases oficiais.
O banco desconhece contratações irregulares, mas reforça que em caso de constatação das suas ocorrências, serão adotadas providências para saneamento dos tramites internos, além de absorver integralmente o seu impacto, sem qualquer ônus para clientes ou para o INSS, com ressarcimento integral dos valores envolvidos.
O Agibank já solicitou acesso aos autos ao INSS, a fim de que possa realizar uma análise detalhada dos apontamentos apresentados pela autarquia e pela CGU. O Agibank informa que todas as demais operações e atendimento seguem funcionando normalmente, incluindo pagamento de benefícios e outros serviços.“
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Aeroportos de SP ainda sofrem com atrasos e cancelamentos na manhã desta sexta-feira
2
Aeroportos de Congonhas e Guarulhos já operam normalmente
3
Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da Lei Magnitsky
4
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
5
Flamengo no Intercontinental da FIFA: que horas o time entra em campo sábado (13)?