CNBC

CNBCAtivista conservador aliado de Trump morre depois de ser baleado nos EUA

Agro

Exportação de soja à China cresce, mas queda no lucro preocupa setor, diz diretor da Aprosoja MT

Publicado 22/07/2025 • 11:09 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O aumento de 9,2% nas exportações de soja do Brasil para a China em junho foi impulsionado pela safra e segue um padrão sazonal, segundo o diretor administrativo da Aprosoja de Mato Grosso, Diego Bertuol.
  • Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, ele destacou que mais de 60% da soja brasileira tem como destino o mercado chinês.
  • “Esse momento é normal, estamos no período de escoamento da safra, e a China intensificou as compras por causa dos prazos relacionados à guerra comercial com os EUA”, explicou.

O aumento de 9,2% nas exportações de soja do Brasil para a China em junho foi impulsionado pela safra e segue um padrão sazonal, segundo o diretor administrativo da Aprosoja de Mato Grosso, Diego Bertuol.

Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ele destacou que mais de 60% da soja brasileira tem como destino o mercado chinês. “Esse momento é normal, estamos no período de escoamento da safra, e a China intensificou as compras por causa dos prazos relacionados à guerra comercial com os EUA”, explicou.

Leia também:

Agro: soja aumenta volume exportado, mas preço cai. Café exporta menos, mas preço de venda é recorde

“Setor de soja pode se beneficiar da tensão geopolítica, mas custo de produção vai subir”, diz presidente da Aprosoja

China acelera compra de soja brasileira em meio a tensões comerciais com os EUA

Apesar do crescimento no volume exportado, Bertuol alertou para a queda na rentabilidade do setor. “Tivemos um aumento na exportação, mas o lucro foi muito menor. Houve uma queda de 10% na receita em relação ao mesmo período de 2024”, afirmou, atribuindo a situação à queda no preço internacional da soja nos últimos três anos. No entanto, há expectativa de melhora nos próximos meses.

O executivo também demonstrou preocupação com os efeitos de uma eventual retaliação tarifária do Brasil aos Estados Unidos, que poderia encarecer os custos de produção do agronegócio.

“Importamos fertilizantes, defensivos, máquinas, chips e até patentes genéticas dos EUA. Tarifar esses produtos seria encarecer o próprio agro brasileiro”, disse, citando o diesel como exemplo de insumo essencial, cuja cadeia de importação envolve os americanos.

Bertuol defendeu que as negociações sejam conduzidas com diplomacia para evitar impactos negativos. “Os Estados Unidos podem subsidiar seus produtores, mas aqui o agro representa 30% do PIB. É preciso cautela. Tarifas mal planejadas podem provocar um colapso na economia do setor”, concluiu.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro