Há cinco investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil
Publicado 20/05/2025 • 11:11 | Atualizado há 5 horas
Primeiro-ministro do Catar nega que presente de jato para Trump seja suborno
Pesquisa aponta que empresas chinesas continuam diversificando seus negócios fora dos EUA, apesar da trégua comercial
China corta taxas básicas de juros pela primeira vez em 7 meses para impulsionar o crescimento
Ao tentar intimidar o Walmart, Trump entrega o jogo em sua agenda de tarifas
Elon Musk se compromete a liderar a Tesla pelos próximos cinco anos
Publicado 20/05/2025 • 11:11 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Agência Brasil/arquivo
Há cinco investigações de suspeitas de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) no País, conforme atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura, às 8h30 desta terça-feira (20). As investigações estão em andamento com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
De acordo com os dados da plataforma, as duas investigações são em plantas comerciais, em uma granja de pintinhos de cinco dias em Ipumirim (SC) e em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Outras três suspeitas são investigadas em aves de subsistência em Estância Velha (RS), em Salitre (CE) e em Eldorado dos Carajás (PA).
Leia também:
Gripe aviária: o que é, como afeta aves e humanos e quais são os riscos
Outras três investigações de suspeitas em aves de subsistência, de fundo de quintal, tiveram resultados negativos. As investigações que descartaram o risco de gripe aviária em produção de subsistência foram em Nova Brasilândia (MT), Grancho Cardoso (SE) e Triunfo (RS), conforme exame laboratorial.
Essas investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, já que a notificação é obrigatória. A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País.
Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
O Brasil já realizou mais de 2.500 investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, segundo o Ministério da Agricultura.
Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
No total, o País já registrou 164 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 160 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 168 ao todo no País.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Google impulsiona a era da realidade aumentada com novo óculos inteligente com IA
Financial Times e Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC anunciam acordo inédito para série de eventos no Brasil e no exterior
Há cinco investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil
ApexBrasil e Consórcio Nordeste promovem missão para atrair investimentos no Oriente Médio
Ao tentar intimidar o Walmart, Trump entrega o jogo em sua agenda de tarifas