Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Recuperações judiciais no agro crescem 21,5% no 1º trimestre de 2025, revela pesquisa da Serasa
Publicado 15/07/2025 • 19:33 | Atualizado há 14 horas
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Rendimentos dos títulos do Japão atingem máximas em décadas com temor fiscal antes das eleições
Citigroup supera expectativas do segundo trimestre com alta nas receitas de mercados e bancos
PIB da China cresce 5,2% no segundo trimestre e surpreende mercado
Anthropic, apoiada pela Amazon, lança Claude AI para serviços financeiros
Publicado 15/07/2025 • 19:33 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Pixabay.
Pesquisa da Serasa Experian revelou o cenário de recuperação judicial do agronegócio no início de 2025.
Uma pesquisa da Serasa Experian revelou o cenário de recuperação judicial do agronegócio no início de 2025. Durante o período, somando os dados do setor – ou seja, de produtores rurais que atuam como pessoa física e jurídica, além de empresas relacionadas a essa cadeia – os primeiros três meses do ano totalizaram 389 requisições sobre o recurso. Na comparação com o trimestre anterior, último de 2024, houve aumento de 21,5%.
O head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, afirmou que a alta nos pedidos de recuperação judicial reflete um momento financeiro mais desafiador influenciado por oscilações nos preços das commodities e por uma oferta de crédito mais criteriosa.
Segundo Pimenta, muitos produtores enfrentam custos altos, prazos longos para receber, maior exigência de garantias e dificuldades na rolagem de dívidas, fatores que pressionam o caixa e reduzem as margens para manobras.
“No entanto, é fundamental considerar que o número absoluto de solicitações segue sutil frente ao universo de cerca de 1,4 milhão de produtores que tomaram crédito rural no país nos últimos dois anos. Os dados que analisamos auxiliam o mercado a compreender melhor os riscos para garantir decisões mais seguras”, disse.
Leia mais:
Alckmin se reúne com setor agro para discutir tarifaço dos EUA: “é um perde-perde”
Ainda no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a Serasa, foram identificados 195 pedidos de recuperação judicial considerando apenas os produtores rurais brasileiros que atuam com o perfil de pessoa física.
Segundo a datatech, esse foi o grupo de maior representatividade dentro do total de solicitações da cadeia. Em comparação com os três meses anteriores, o crescimento foi de 39,2%.
As informações mostraram ainda que os produtores que não possuem registro de propriedade — como arrendatários ou integrantes de grupos econômicos e familiares — seguem como os principais demandantes de recuperação judicial, somando 72 pedidos no período analisado.
Os produtores de grande porte ficaram em segundo lugar, com 53 requisições, seguidos pelos pequenos proprietários, com 38 pedidos, e os médios, com 32. Já os produtores rurais que atuam como pessoa jurídica no campo registraram 113 solicitações de recuperação judicial. Um crescimento de 2,7% em relação ao trimestre anterior, mas de 31% se comparado ao mesmo período de 2024.
A Serasa explica que os produtores PJ registraram pedidos de recuperação judicial em alguns setores específicos. A “criação de bovinos” e o “cultivo de soja” concentraram o maior número de requisições: 42 e 59, respectivamente.
De acordo com a Serasa, a análise das empresas relacionadas ao setor de agronegócio mostrou que elas também precisaram buscar pelo recurso. Foram 81 pedidos de recuperação judicial no primeiro trimestre de 2025 – número que representa aumento de 15,7% frente ao trimestre anterior e de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo a datatech, o “Comércio atacadista de produtos agropecuários primários” liderou o número de pedidos (23). Em sequência, estavam as “Agroindústrias de Transformação Primária” e o “Comércio atacadista de produtos agropecuários processados”, cada uma delas com 14 requisições.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Pesquisa Genial/Quaest mostra que maioria critica tarifas de Trump; cai desaprovação de Lula
Tarcísio reforça diálogo com EUA para conter tarifas sobre produtos brasileiros