Amazon expande negócios de publicidade com ferramenta para varejistas
Publicado qui, 09 jan 2025 • 11:49 AM GMT-0300 | Atualizado há 35 dias
Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados
Com Trump apostando na criptografia, touros do bitcoin acreditam que trilhões nos balanços corporativos serão os próximos
67% dos americanos endividados com cartão cometem esse ‘grande erro’, diz especialista
AppLovin dispara 33% após queda dos lucros; veja detalhes
Apesar de tarifas de Trump, Coreia do Sul ainda é porto seguro para GM e Hyundai
Publicado qui, 09 jan 2025 • 11:49 AM GMT-0300 | Atualizado há 35 dias
KEY POINTS
Amazon.
Unsplash.
A Amazon, que se tornou uma potência em publicidade digital nos últimos anos, anunciou uma nova estratégia para impulsionar seus negócios no setor. A gigante do comércio eletrônico permitirá que outras empresas utilizem sua tecnologia de anúncios em suas próprias plataformas.
O serviço, batizado de Amazon Retail Ad Service, possibilitará que varejistas exibam anúncios contextuais, ou seja, direcionados e relevantes, em resultados de busca, páginas de produtos e outras áreas de seus sites. O anúncio foi feito pela Amazon na última quinta-feira (9).
Inicialmente disponível para varejistas dos Estados Unidos, o serviço cobrará taxas baseadas no volume de uso, mas os valores não foram divulgados.
A receita publicitária da Amazon, que já se destaca como uma das principais fontes de renda da empresa, atingiu US$ 14,3 bilhões (cerca de R$ 87 bilhões) no último trimestre de 2022, posicionando a companhia como terceira no mercado de publicidade digital, atrás apenas do Google e da Meta.
Apesar desse crescimento, a publicidade ainda representa uma fração do faturamento total da Amazon, que somou US$ 61,4 bilhões (R$ 373,7 bilhões) com vendas online e US$ 27,4 bilhões (R$ 166,7 bilhões) com serviços de computação em nuvem no mesmo período.
Grande parte da receita publicitária da empresa vem de anúncios patrocinados em produtos, que permitem a promoção de itens específicos. Com o novo serviço, os varejistas poderão personalizar o design, a posição e a quantidade de anúncios exibidos em seus sites, além de acessar ferramentas de mensuração e relatórios da Amazon.
Segundo a empresa, a ferramenta também poderá fornecer dados valiosos que ajudarão a melhorar as tecnologias de predição e recomendação de anúncios. Entre os primeiros clientes estão iHerb, Weee! (especializada em produtos asiáticos) e Oriental Trading Company, que vende artigos para festas e artesanato.
“Nossa proposta é trazer benefícios para varejistas, anunciantes e consumidores, ajudando a melhorar os resultados, aumentar vendas e enriquecer a experiência de compra”, afirmou Paula Despins, vice-presidente de mensuração de anúncios da Amazon, em nota oficial.
O lançamento acontece pouco antes da feira anual da Federação Nacional de Varejo, destacando o momento estratégico da Amazon.
Essa não é a primeira vez que a empresa vende sua tecnologia interna para terceiros. Em 2006, lançou o Amazon Web Services (AWS), e, em 2022, apresentou o Buy With Prime, um serviço que combina pagamentos e logística para outros varejistas.
Mais lidas
Honda e Nissan encerram negociações de fusão
Shein quer que 85% de suas vendas no Brasil sejam de produtos ou de fornecedores locais
PIX: usuários relatam instabilidade em aplicativos de diversos bancos
Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados
Após derrota para o Corinthians, Neymar critica bola oficial do paulistão: 'muito ruim'