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Amazon quer ampliar mercado de sua marca concorrente da Shein e Temu

Publicado 28/02/2025 • 22:47 | Atualizado há 2 dias

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Amazon planeja expandir sua loja de descontos que compete com empresas chinesas de comércio eletrônico ultrabaratas como Temu e Shein.
  • A empresa está planejando lançar o Amazon Haul na Europa ainda este ano, disseram fontes à CNBC.
  • A Amazon lançou o Haul no ano passado, oferecendo maquiagem, roupas, acessórios e outros itens que geralmente custam US$ 20 ou menos.

Foto: Divulgação/Amazon

Amazon está buscando expandir sua marca que concorre com a Shein e A Temu além dos Estados Unidos.

Ainda nesta ano, a empresa pretende lançar sua loja de descontos, chamada Haul, na Europa, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato devido à natureza confidencial dos planos.

Recentes anúncios de emprego indicam que a Amazon está planejando uma expansão global mais ampla. Uma vaga anunciada dizia que a empresa procurava contratar um engenheiro de desenvolvimento de software para a equipe do Haul, com foco em um lançamento mundial. A vaga foi publicada no site da Amazon, mas já foi removida. Outra vaga é para um gerente de produto sênior para ajudar com o lançamento no México. Ambas as vagas foram publicadas no início deste mês.

Um porta-voz da Amazon disse que a empresa não tinha informações a compartilhar sobre os planos para o Haul, conforme noticiado pelo The Information.

“Estamos sempre explorando novas maneiras de trabalhar com nossos parceiros de vendas para agradar nossos clientes em todo o mundo, oferecendo mais opções, preços mais baixos e maior conveniência”, disse o porta-voz em um comunicado.

A expansão ocorre meses após o lançamento do Haul. A Amazon revelou a loja online em novembro, descrevendo-a como uma “experiência de compra envolvente que oferece produtos com preços mais baixos em um único destino conveniente”. O Haul só está acessível por meio do aplicativo móvel da Amazon, e a maioria dos itens custa US$ 20 ou menos.

Com o Amazon Haul, a empresa está respondendo ao crescimento de Temu, Shein e TikTok Shop, todas com vínculos com a China, a segunda maior economia do mundo. As plataformas ganharam popularidade nos Estados Unidos nos últimos anos ao atrair consumidores em busca de ofertas com seus preços baixos em roupas, maquiagem, artigos para o lar e outros produtos. Assim como o Temu, o Haul oferece produtos com preços ultra-baixos, como curvadores de cílios a US$ 1 e bolsas de cosméticos, ou anéis de zircônia cúbica a US$ 2,99.

O Haul ainda está em versão beta para usuários nos Estados Unidos, mas a Amazon tem continuado a expandir o serviço, sugerindo que a empresa vê o Haul se tornando uma parte permanente de sua loja online.

A vaga de emprego que foi removida indica que a equipe de Andy Jassy, CEO da Amazon, estabeleceu metas este ano para fazer o Haul “crescer muito” nos Estados Unidos e globalmente.

O lançamento do Haul na Europa pode enfrentar alguns desafios. A Amazon provavelmente usará embalagens plásticas para as remessas do Haul, o que poderia entrar em conflito com suas metas de sustentabilidade na região, de acordo com uma das fontes. Em 2023, a empresa passou a usar apenas sacos de papel recicláveis, envelopes e caixas de papelão, ou, em alguns casos, sem embalagem adicional, para entregas na Europa.

A Amazon está adotando práticas de sua loja online tradicional para monetizar o Haul de mais maneiras. A empresa começou a mostrar produtos patrocinados em alguns resultados de pesquisa do Haul este mês, permitindo que vendedores paguem para que certos itens apareçam no topo da página. A empresa tem inserido mais itens patrocinados nos resultados de pesquisa em seu site desktop e aplicativo móvel ao longo dos anos. Esses itens representam a maior parte da receita publicitária da Amazon, que totalizou US$ 56,2 bilhões em 2024.

A Amazon também adicionou vitrines curadas por influenciadores de estilo de vida na página inicial do Haul. Uma delas apresenta “escolhas de moda” de Michaela Delvillar, uma influenciadora com mais de 150.000 seguidores no TikTok, cuja loja na Amazon diz que ela é uma “Top Creator”.

A Amazon está expandindo o Haul, que depende de produtos de vendedores baseados na China, mesmo com a prática sendo questionada pelo presidente Donald Trump. No início deste mês, Trump suspendeu, e depois reintegrou, a regra de minimis, que permite aos exportadores enviar pacotes no valor de menos de US$ 800 para os EUA sem taxas.

Espera-se que a brecha seja fechada novamente quando o Departamento de Comércio e os oficiais da alfândega implementarem sistemas para processar e coletar tarifas sobre os milhões de pacotes de minimis que entram nos EUA diariamente. Uma parte significativa desses pacotes se origina na China.

Jassy foi questionado sobre o escrutínio da regra de minimis na quinta-feira em uma entrevista à Bloomberg Television. Ele disse que a Amazon tem um “número certo de itens que são enviados dessa forma” para o Haul, mas provavelmente menos do que as empresas de comércio eletrônico chinesas como Shein e Temu.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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