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Aporte bilionário impulsiona ferrovia da Eldorado e escoamento de celulose
Publicado 24/12/2025 • 12:16 | Atualizado há 2 horas
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Publicado 24/12/2025 • 12:16 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Eldorado Brasil
Fábrica da Eldorado Brasil em Três Lagoas (MS)
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou R$ 1 bilhão para a Eldorado, controlada pelo grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, também donos da JBS, para financiar a construção de uma ferrovia de 86,7 km destinada a escoar a produção de celulose. A linha vai ligar a fábrica da empresa em Três Lagoas (MS) ao terminal em Aparecida do Taboado (MS).
O projeto é o primeiro a ser viabilizado sob o regime de autorização ferroviária e deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos durante a construção. O financiamento vai ser feito por meio da subscrição de R$ 1 bilhão em debêntures de infraestrutura, coordenadas pelo próprio BNDES, e de R$ 50 milhões via linha Finem.
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Essa também é a primeira emissão local de debêntures realizada sob a Lei 14.801, de janeiro de 2024, que concede benefícios tributários aos emissores. Os títulos terão remuneração atrelada à variação cambial, outra novidade da legislação.
“O projeto apoiado pelo BNDES vai reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade da celulose brasileira, num setor em que o país é um dos maiores produtores do mundo, com cerca de 24,3 milhões de toneladas por ano, atrás apenas dos Estados Unidos e da China”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Mercadante também destacou o ganho ambiental da ferrovia, que permitirá substituir o transporte rodoviário atualmente realizado por 50 mil caminhões por ano, reduzindo em 87,3% as emissões de CO₂, o equivalente a cerca de 105,3 mil toneladas anuais. “É um modo de transporte mais sustentável, alinhado à política de transição para uma economia mais verde do governo do presidente Lula”, afirmou.
A ferrovia se conectará à malha da Rumo, principal corredor logístico entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). A Eldorado também conta com um terminal portuário em Santos, inaugurado em 2023, capaz de exportar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano. O terminal foi projetado para operar com composições de até 72 vagões, ampliando a eficiência e a escala logística da empresa.
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