Azul entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
Publicado 28/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 1 dia
Tarifas de Trump são restabelecidas por tribunal de apelações – por enquanto
Com a OpenAI na mira, DeepSeek lança discretamente atualização da inteligência artificial R1
Três principais conclusões dos lucros da Nvidia: queda na China, força da nuvem e futuro da IA
Best Buy corta vendas anuais e projeção de lucro, já que as tarifas aumentam o custo dos eletrônicos
Conselheiro de Trump, Hassett, está confiante de que as tarifas prevalecerão, apesar da decisão dos juízes
Publicado 28/05/2025 • 08:23 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Avião da Azul.
Divulgação Facebook Azul
A Azul anunciou nesta quarta-feira (28) que iniciou um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos por meio do Chapter 11, previsto na Lei de Falências americana. A medida, similar à recuperação judicial no Brasil, permite que empresas renegociem dívidas enquanto mantêm suas operações.
Em comunicado divulgado à imprensa, a companhia aérea afirmou que pretende reduzir aproximadamente US$ 2 bilhões em dívidas e captar US$ 1,6 bilhão em financiamento ao longo do processo, dos quais cerca de US$ 670 milhões serão capital novo para reforçar a liquidez.
A Azul também prevê até US$ 950 milhões em investimentos na saída do processo, parte deles com possibilidade de conversão em ações (equity), o que, segundo a companhia, deve acelerar a conclusão da reestruturação.
Apesar da complexidade da medida, a Azul afirmou que suas operações e vendas seguem normalmente, sem impacto na emissão de bilhetes, no programa de fidelidade ou nos compromissos com clientes, fornecedores essenciais, além da remuneração e benefícios dos tripulantes.
“A Azul continua a voar — hoje, amanhã e no futuro”, disse John Rodgerson, CEO da companhia. “Tomamos a decisão estratégica de iniciar uma reestruturação financeira voluntária com um movimento proativo para otimizar a nossa estrutura de capital.”
Segundo o executivo, essa estrutura foi sobrecarregada pela pandemia da Covid-19, turbulências macroeconômicas e por problemas na cadeia de suprimentos da aviação.
“Nossa estratégia não se resume apenas à reorganização financeira. Ao utilizar esse processo, nós acreditamos que criaremos uma companhia aérea robusta, resiliente e líder”, concluiu Rodgerson.
O Chapter 11 é um processo legal supervisionado por um tribunal norte-americano que permite às empresas reorganizarem suas finanças sem interromper as atividades. Outras companhias aéreas que operam no Brasil já recorreram a essa medida para reestruturar suas dívidas, como Gol e Latam.
A companhia informou ainda que os principais apoiadores da medida estão United Airlines e American Airlines, que já mantêm alianças comerciais com a companhia. Ambas sinalizaram novos investimentos: até US$ 300 milhões em equity, caso certas condições sejam cumpridas. Já a AerCap, maior arrendadora de aviões da companhia, também declarou apoio.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
97 milhões de pessoas em seis meses: maior canal de negócios cresce em todo país
Tribunal impede Trump de impor tarifas abrangentes com base na lei de poderes de emergência
Elon Musk anuncia saída do governo Trump
Santo André fecha acordo inédito com a Estônia para implementar tecnologia de governo digital
“O país está cansado de aumento de impostos”, diz Hugo Motta sobre elevação do IOF