Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CEO da Volvo no Brasil diz que empresa está preparada para tensão comercial entre EUA e China
Publicado 09/04/2025 • 13:44 | Atualizado há 7 meses
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
Restrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva
Servidores federais começarão a receber pagamento retroativo após shutdown
Tesla faz recall de 10.500 baterias Powerwall 2 por risco de superaquecimento e incêndio
IA não é uma bolha, e sim o início de uma revolução, diz executiva do JPMorgan
Publicado 09/04/2025 • 13:44 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Em meio à escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, o CEO da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy, afirmou que a montadora está bem posicionada para enfrentar eventuais impactos das tarifas norte-americanas sobre produtos chineses. Segundo o executivo, a estratégia global da empresa já previa esse tipo de cenário.
“Essa guerra já era algo planejado desde a campanha de Trump. Estamos em um momento de parcimônia”, disse Godoy, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (9). Ele destacou que tarifas devem ser usadas com cautela, pois podem prejudicar todos os lados envolvidos. “Você importa alguns produtos dos países, mas você também exporta. Não pode ser uma guerra comercial que penaliza os dois mercados.”
Godoy ainda destacou que a Volvo adotou uma estratégia de diversificação geográfica com fábricas na Ásia, Europa e Estados Unidos, permitindo maior flexibilidade em tempos de instabilidade. “Foi uma estratégia feita lá atrás. Temos uma planta em Charleston, nos Estados Unidos, e estamos lançando de lá o EX90. A gente se vê bem preparado para isso”, disse.
Questionado sobre impactos imediatos da nova rodada de tarifas anunciadas pelo governo dos EUA, o executivo disse que a Volvo ainda está avaliando possíveis consequências, mas que até o momento não houve efeitos diretos sobre a operação brasileira. “A Volvo, por enquanto, não [foi afetada]. A gente está olhando quais os impactos.”
Godoy também falou sobre o mercado brasileiro e os planos da empresa no país. Embora a Volvo esteja crescendo em vendas, ainda não há planos concretos de instalar uma fábrica no Brasil. Segundo ele, a condição para isso é atingir um volume anual entre 20 mil e 25 mil veículos emplacados. “A gente precisa conquistar mais mercado para uma fábrica fazer sentido”, disse.
O executivo ressaltou ainda que, mesmo com produção fora do Brasil, a importação também gera empregos e movimenta a economia. Atualmente, a Volvo vende cerca de 700 veículos por mês no país (um total de 8.400 por ano), número ainda distante do necessário para viabilizar a instalação local de uma planta.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
COP30: Ajinomoto lança programa para redução de emissão de gases na pecuária; entenda
4
EXCLUSIVO: Apple recorre ao Gemini do Google para modernizar Siri e recuperar espaço na corrida da IA, afirma especialista
5
Oncoclinicas atinge R$ 1 bi em aumento de capital e alivia pressão da dívida