ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 renova recorde intradiário e supera 152 mil pontos à espera do Copom

CNBC

CNBCBinance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente

Empresas & Negócios

CEO do Banco da Amazônia: ‘COP30 vai destravar oportunidades para financiar o desenvolvimento da região’

Publicado 05/11/2025 • 11:40 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Às vésperas da COP30, o Banco da Amazônia busca ampliar o protagonismo da região em pautas de sustentabilidade e negócios verdes.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (5), o CEO da instituição, Luiz Lessa, afirmou que a cúpula do clima será uma vitrine para atrair novos investimentos e consolidar projetos de bioeconomia e infraestrutura sustentável.
  • "A COP30 trouxe uma luz sobre a Amazônia como um todo. E, quando a gente fala em trazer essa luz, ela também traz recursos", destacou. "A conferência vai destravar oportunidades para financiar o desenvolvimento da Amazônia."

Às vésperas da COP30, o Banco da Amazônia busca ampliar o protagonismo da região em pautas de sustentabilidade e negócios verdes. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (5), o CEO da instituição, Luiz Lessa, afirmou que a cúpula do clima será uma vitrine para atrair novos investimentos e consolidar projetos de bioeconomia e infraestrutura sustentável.

“A COP30 trouxe uma luz sobre a Amazônia como um todo. E, quando a gente fala em trazer essa luz, ela também traz recursos”, destacou. “A conferência vai destravar oportunidades para financiar o desenvolvimento da Amazônia.”

Um dos pilares dessa estratégia é o estudo desenvolvido pelo Banco da Amazônia em parceria com o Instituto Brasil-África, que mapeou o potencial dos produtos amazônicos nos mercados africanos.

Segundo Lessa, a pesquisa identificou oportunidades para itens como café robusta, cacau, açaí e produtos fitoterápicos, além de abrir espaço para o intercâmbio de práticas sustentáveis. “Mais do que exportar produtos, queremos compartilhar experiências de manejo e bioeconomia entre as duas regiões”, disse.

A infraestrutura e a transição energética também estão no centro das ações do Banco da Amazônia. Lessa destacou que a instituição participa de projetos que conectam estados da região ao sistema elétrico nacional e de iniciativas que convertem usinas a diesel em modelos híbridos movidos a gás e energia solar.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;