CNBC

CNBC Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras

Empresas & Negócios

CEO do Spotify, Daniel Ek diz que está “insatisfeito” com o negócio de anúncios; ações da empresa caíram 10%

Publicado 29/07/2025 • 16:25 | Atualizado há 14 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As ações do Spotify caíram 10% na terça-feira depois que o serviço de streaming de música não atendeu às expectativas de Wall Street e divulgou uma previsão fraca para o trimestre atual.
  • A receita da plataforma sueca aumentou 10% em relação aos cerca de 3,81 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano anterior.
Daniel Ek.

Daniel Ek.

Wikipedia.

As ações do Spotify caíram 10% na terça-feira depois que o serviço de streaming de música não atendeu às expectativas de Wall Street e divulgou uma previsão fraca para o trimestre atual.

As ações caminham para sua pior sessão desde julho de 2023. Veja como a empresa se saiu em comparação com as estimativas da LSEG:

  • Prejuízo: Prejuízo de 0,42 euros vs lucro de 1,90 euros por ação esperado;
  • Receita: 4,19 bilhões de euros vs. 4,26 bilhões esperados.

A receita da plataforma sueca aumentou 10% em relação aos cerca de 3,81 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano anterior. A empresa registrou um prejuízo líquido de 86 milhões de euros, ou 0,42 euro por ação, abaixo do lucro líquido de 225 milhões de euros, ou 1,10 euro por ação, registrado no mesmo período do ano anterior.

O Spotify disse que maiores custos com pessoal, marketing e serviços profissionais, além de 115 milhões de euros em encargos sociais, contribuíram para os resultados.

A previsão do terceiro trimestre ficou abaixo da previsão de Wall Street.

A empresa espera que a receita atinja 4,2 bilhões de euros, em comparação com a estimativa de 4,47 bilhões de euros da StreetAccount. O Spotify afirmou que a previsão leva em conta uma variação negativa de 490 pontos-base devido às taxas de câmbio.

O número de usuários ativos mensais na plataforma aumentou 11%, para 696 milhões, enquanto o número de assinantes pagos aumentou 12% em relação ao ano anterior, para 276 milhões. Os assinantes de anúncios representam mais de 60% dos usuários mensais do Spotify.

Para o trimestre atual, o Spotify espera atingir 710 milhões de usuários ativos mensais, com 14 milhões de adições líquidas. A empresa espera 5 milhões de novos assinantes premium líquidos no terceiro trimestre, atingindo 281 milhões de assinaturas.

Leia mais:

Daniel Ek, do Spotify, lidera investimento de R$ 3,36 bilhões em startup de defesa Helsing

“O Brasil foi o país que mais cresceu entre os 10 maiores mercados musicais do mundo”, diz head de música do Spotify Brasil

A receita do Spotify com publicidade caiu cerca de 1%, para 453 milhões de euros, ante 456 milhões de euros no ano anterior. A empresa afirmou que vê potencial em seu portfólio de publicidade e na demanda, dada sua forte base de usuários, e se concentrará na adoção e em novas ferramentas no segundo semestre. Algumas áreas de oportunidade incluem negócios e anúncios automatizados.

“É realmente um desafio de execução, não um problema de estratégia”, disse o CEO Daniel Ek durante uma teleconferência de resultados. “Embora eu esteja insatisfeito com a situação atual, continuo confiante nas ambições que definimos para este negócio, e estamos trabalhando rapidamente para garantir que estamos no caminho certo.”

Ek disse que a empresa está vendo alguns “sinais promissores” em seus negócios programáticos.

Durante o período, o Spotify anunciou o lançamento de um recurso de solicitação para seu DJ de inteligência artificial. A empresa afirmou que o engajamento com seu DJ de IA praticamente dobrou no último ano. Seu recurso de audiolivros expandiu para quatro novos países durante o trimestre, e as horas de audição aumentaram 35% nos EUA, Reino Unido e Austrália.

No início deste ano, uma banda de indie rock na plataforma, conhecida como Velvet Sundown, ganhou atenção da mídia após conquistar rapidamente mais de um milhão de novos ouvintes e levantar questionamentos sobre o uso de inteligência artificial na criação musical. Após ampla especulação, foi confirmado posteriormente que a “banda” era gerada principalmente por IA.

Em 2024, o Spotify registrou seu primeiro ano completo de lucratividade, com cortes de custos e aumento de preços. Ao longo dos anos, a empresa priorizou o ganho de assinantes e investiu além da música, em podcasts e audiolivros. A música continua sendo um dos seus principais concorrentes.

O Spotify informou que encerrou o trimestre com mais de 7.300 funcionários em tempo integral e aumentou seu programa de recompra de ações em US$ 1 bilhão. As ações subiram mais de 40% neste ano.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios