CNBC

CNBCMonetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026

Empresas & Negócios

China sanciona Boeing e outras 19 empresas em resposta a vendas de armas a Taiwan

Publicado 26/12/2025 • 18:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A China anunciou nesta sexta-feira (26) sanções contra 20 empresas americanas do setor de defesa e dez indivíduos, em resposta à recente decisão dos Estados Unidos de autorizar US$ 11,1 bilhões em vendas de armas para Taiwan.
  • A medida aumenta as tensões entre as duas maiores economias do mundo.

Unsplash

Bandeiras dos EUA e da China

A China anunciou nesta sexta-feira (26) sanções contra 20 empresas americanas do setor de defesa e dez indivíduos, em resposta à recente decisão dos Estados Unidos de autorizar US$ 11,1 bilhões em vendas de armas para Taiwan, o maior pacote já aprovado por Washington para a ilha. A medida aumenta as tensões entre as duas maiores economias do mundo.

Entre os alvos estão a Boeing, por meio de sua unidade em St. Louis, além de Northrop Grumman, L3Harris Marine, Missouri, Gibbs & Cox, Advanced Acoustics Concepts, VSE, Sierra Technical, Red Cat, Teal Unmanned Aerial, Reconnaissance Boat, High Point, Epirus, Dedrone, I-Field, Blue Power, Submarine Technologies, Vantop, Interleix, Diamond Force e Lazarus Artificial Intelligence.

Leia também:

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, as sanções determinam o congelamento de ativos mantidos em território chinês pelas empresas e indivíduos listados e proíbem organizações e pessoas chinesas de manter relações comerciais com eles.

No plano individual, a lista inclui o fundador da Anduril Industries e nove executivos seniores das companhias sancionadas, que também ficam proibidos de entrar na China.

A decisão ocorre poucos dias após o anúncio do governo americano sobre o pacote de armamentos para Taiwan, movimento que provocou reação imediata de Pequim. Em comunicado, um porta-voz do governo chinês reforçou o tom duro.

“A questão de Taiwan é o núcleo dos interesses centrais da China e a primeira linha vermelha que não pode ser cruzada nas relações China–Estados Unidos”, afirmou. Segundo ele, “quaisquer ações provocativas que ultrapassem essa linha serão enfrentadas com uma resposta firme”.

(* Com informações da Reuters)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;