CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Empresas & Negócios

CNBC Daily Open: United Airlines oferece duas estimativas de lucros, refletindo a turbulência na economia

Publicado 15/04/2025 • 22:44 | Atualizado há 4 meses

CNBC

Redação CNBC

United Airlines apresenta resultados positivos no 1º trimestre, com aumento de 5,4% na receita

Foto: United Airlines

Aviões são um dos poucos meios de transporte que levam você do ponto de origem ao destino de forma quase reta. Mas a United Airlines, uma das maiores transportadoras dos EUA, não tem o luxo de uma rota direta quando se trata de prever suas finanças. A companhia, nesta terça-feira, apresentou duas estimativas de lucros para o ano: uma é a original, de janeiro; a outra, uma previsão revista, caso haja recessão.

Por um lado, isso reconhece que é impossível prever a economia — pense em quantos analistas estavam certos de que uma recessão atingiria os EUA em 2023. Por outro, não é comum que empresas façam isso, refletindo a volatilidade elevada na economia devido à administração do presidente dos EUA, Donald Trump.

Nos mercados, no entanto, a volatilidade parece estar diminuindo por enquanto, de acordo com o Índice de Volatilidade CBOE, ou VIX, que é visto como o “indicador de medo” de Wall Street. As ações recuaram na terça-feira, mas foram quedas marginais comparadas aos grandes mergulhos da semana passada. O percurso agora, então, está relativamente mais tranquilo, mas como sugere a medida incomum da United Airlines, a turbulência ainda pode estar à frente.

O que você precisa saber hoje

  • Volatilidade nos mercados recua: As ações dos EUA caíram na terça-feira. O S&P 500 caiu 0,17%, o Dow Jones Industrial Average perdeu 0,38% e o Nasdaq Composite teve uma queda marginal de 0,05%. O VIX caiu para cerca de 30 depois de atingir um pico de cerca de 60 na semana passada. O índice regional Stoxx 600 da Europa subiu 1,63%. As ações da LVMH caíram 7,8% após a empresa relatar uma queda de 3% nas vendas do primeiro trimestre, ficando abaixo das expectativas dos analistas para um pequeno crescimento.
  • Nvidia terá charge de US$ 5,5 bilhões: As ações da Nvidia caíram cerca de 6% nas negociações após o expediente, depois que a empresa anunciou que tomará uma charge trimestral de cerca de US$ 5,5 bilhões devido à exportação de unidades de processamento gráfico H20 para a China e outros destinos. Em 9 de abril, o governo dos EUA informou à Nvidia que exigiria uma licença para exportar os chips para a China e outros países, informou a empresa em um registro. O H20 é um chip de IA projetado para a China, em conformidade com as restrições de exportação dos EUA.
  • Controle de terras raras da China: Em meio às tarifas de Trump sobre a China, Pequim impôs, no início deste mês, restrições de exportação a sete elementos-chave de terras raras usados em defesa, energia e tecnologias automotivas. Segundo um relatório do Center for Strategic and International Studies, se os controles comerciais da China resultarem na cessação dessas exportações, os EUA não conseguirão preencher a lacuna — e isso pode ameaçar as capacidades militares de Washington.
  • Estimativas de lucros durante uma recessão: A United Airlines relatou lucros na terça-feira e tomou a medida incomum de apresentar duas perspectivas de lucros. A empresa manteve as expectativas emitidas em janeiro, mas também forneceu estimativas de lucros caso ocorra uma recessão. “A perspectiva da empresa depende do ambiente macroeconômico, que a empresa acredita ser impossível de prever com qualquer grau de confiança este ano”, afirmou a companhia em um registro de valores mobiliários.
  • Inflação na Índia desacelera ainda mais: A taxa de inflação anual da Índia caiu para 3,34% em março, abaixo das expectativas de 3,6% de economistas consultados pela Reuters.

Relatório de vendas no varejo dos EUA pode ser enganoso: O relatório de vendas no varejo dos EUA, divulgado na quarta-feira, deve mostrar números sólidos, já que os consumidores continuam gastando. Os economistas também esperam um bom crescimento. No entanto, os detalhes provavelmente contarão uma história diferente. Aqui está o motivo pelo qual os investidores não devem se deixar enganar pelo número principal, escreveu Jeff Cox, da CNBC.

E por fim…

O mercado de títulos do Tesouro dos EUA, na semana passada, viu investidores fugindo para fora do refúgio seguro, em um movimento incomum que aumentou a turbulência no mercado causada pelas tarifas “recíprocas” do presidente Donald Trump.

Em apenas algumas sessões, o rendimento do Tesouro de 10 anos disparou para 4,592% na sexta-feira, o maior desde fevereiro. Da mesma forma, o rendimento do Tesouro de 30 anos atingiu o maior nível desde novembro de 2023 na quarta-feira passada. Embora os rendimentos tenham caído um pouco desde então, permanecem elevados.

Entre os principais culpados pela venda de títulos estão a China, as seguradoras de vida do Japão, fundos hedge e “vigilantes dos títulos”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios