Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Com tênis de grafeno, startup brasileira fatura R$ 75 milhões e exporta para Europa e EUA
Publicado 13/05/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
Como a China pode fechar fábricas de automóveis ao redor do mundo
O que sabemos até agora sobre o casamento luxuoso de Jeff Bezos, em Veneza, repleto de estrelas e avaliado em R$ 275 milhões
Trump minimiza prazo para tarifas em julho: “Podemos fazer o que quisermos”
Trump encerra negociações comerciais com o Canadá
Aos 20 anos, Reddit defende seus dados e combate inteligência artificial com… IA
Publicado 13/05/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A startup brasileira Yuool alcançou R$ 75 milhões em faturamento ao longo de sete anos com a proposta de reinventar o conforto em calçados por meio de tecnologia e sustentabilidade. O principal destaque da empresa é o uso de grafeno, material 200 vezes mais resistente que o aço, na produção de tênis.
Segundo o CEO da empresa, Eduardo Abichequer, a ideia surgiu após a empresa tomar conhecimento de um projeto conduzido pela Universidade Federal de Caxias do Sul. “A gente se uniu a eles e conseguiu implementar o grafeno nos nossos calçados”, afirmou em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Leia também:
Google lança AI Futures Fund, nova iniciativa para apoiar startups que desenvolvem IA
Estrela da NBA Russell Westbrook lança startup de planejamento funerário com inteligência artificial
A Yuool mantém operação internacional na Europa há três anos, com vendas para oito países por meio do e-commerce. Nos Estados Unidos, a atuação ocorre há um ano e meio, também via vendas online. A empresa conta ainda com cinco lojas físicas no Brasil: duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e duas no Rio Grande do Sul.
“O nosso foco está muito no mercado nacional, Europa e Estados Unidos”, apontou Abichequer. Segundo ele, 70% a 80% das vendas vêm do comércio eletrônico, estratégia que mantém o contato direto com o consumidor final.
Desde sua fundação, a Yuool adota práticas sustentáveis na escolha dos materiais e no processo produtivo. A empresa foi a primeira do setor calçadista no Brasil a obter a certificação de Empresa B.
Entre os materiais utilizados estão lã merino importada, garrafas PET recicladas, poliamida biodegradável e bagaço de cana-de-açúcar. A produção é feita no Brasil, com parte das matérias-primas vinda da Itália e do México. “A gente sabia como era feito e sempre imaginou que devia haver um jeito melhor”, declarou o CEO.
Os calçados da Yuool são feitos com tecidos que permitem lavagem em máquina, o que, segundo a empresa, contribui para a durabilidade e conservação dos produtos. A palmilha utiliza tecnologia viscoelástica, semelhante à usada em travesseiros desenvolvidos pela NASA.
A empresa também comercializa o modelo Slide, feito com algodão e PET reciclados, voltado para uso em casa ou no verão. “O cabedal é mais maleável, e isso aumenta o conforto do calçado”, afirmou Abichequer. A taxa de recompra dos clientes ultrapassa 40%.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Governo Lula não pagou emendas de 347 parlamentares até votação do projeto do IOF
Trump volta a criticar Powell e defende juros nos EUA entre 1% e 2%
Trump anuncia que TikTok já tem comprador nos EUA
F1: GP da Áustria no Red Bull Ring continuará na categoria até 2041
Senado norte-americano aprova abertura do projeto orçamentário de corte de gastos de Trump