CNBC

CNBCBinance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente

Empresas & Negócios

Concorrência chinesa pressiona Tesla, que tem recuo nas vendas pelo 5º mês seguido na Europa

Publicado 25/06/2025 • 11:13 | Atualizado há 4 meses

KEY POINTS

  • A participação de mercado da montadora nos países europeus também encolheu, de 1,8% para 1,2%.
  • Os números reforçam uma tendência de retração da fabricante norte-americana, que enfrenta danos à imagem e à reputação — em parte, associados à postura política e às declarações do CEO Elon Musk.
  • Apesar das tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos da China, os fabricantes chineses mantêm forte presença no mercado europeu.
Tesla suspende importação para a China

Pixabay

Tesla

As vendas de carros novos na Europa caíram pelo quinto mês consecutivo em maio, de acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), à medida que consumidores optam por veículos elétricos chineses mais baratos.

Dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela ACEA revelam que as vendas da Tesla na União Europeia, Reino Unido e na Associação Europeia de Livre Comércio caíram para 13.863 unidades no mês, uma queda de 27,9% em relação a maio do ano passado. A participação de mercado da montadora nos países europeus também encolheu, de 1,8% para 1,2%.

Os números reforçam uma tendência de retração da fabricante norte-americana, que enfrenta danos à imagem e à reputação — em parte, associados à postura política e às declarações do CEO Elon Musk.

Musk destinou quase US$ 300 milhões para apoiar a campanha de reeleição do presidente dos EUA, Donald Trump, e posteriormente liderou uma tumultuada proposta para cortar agências federais. O movimento gerou protestos em concessionárias da Tesla por toda a Europa. O executivo deixou o governo Trump após uma disputa pública com o presidente.

Leia mais: França ordena que Tesla encerre “práticas comerciais enganosas”

A Tesla continua a perder espaço para montadoras tradicionais e para rivais chinesas. A BYD, por exemplo, vendeu quase o mesmo número de veículos que a Tesla em maio, após superá-la em vendas pela primeira vez no mês anterior.

Havia a expectativa de que o SUV compacto renovado Model Y impulsionasse a retomada da marca. O modelo foi crucial, por exemplo, para a recuperação das vendas de carros novos na Noruega.

As ações da Tesla acumulam queda de mais de 15% no ano.

Apesar das tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos da China, os fabricantes chineses mantêm forte presença no mercado europeu. Em maio, as montadoras chinesas venderam 65.808 unidades e mais que dobraram sua participação de mercado na região, alcançando 5,9%, segundo dados da JATO Dynamics.

“Apesar da imposição de tarifas pela UE sobre veículos elétricos chineses, suas marcas de automóveis continuam a registrar forte crescimento em toda a Europa”, afirmou Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics. “Esse impulso se deve, em parte, à decisão estratégica de oferecer motores alternativos, como híbridos plug-in, no mercado europeu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;