CNBC

CNBC Tarifas dos EUA sobre a Suíça podem afetar produtos químicos e farmacêuticos com impacto nos preços

Empresas & Negócios

DHL Supply Chain aposta em saúde, tecnologia e crescimento no Brasil

Publicado 04/08/2025 • 12:26 | Atualizado há 2 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A DHL Supply Chain pretende dobrar seu faturamento no Brasil nos próximos cinco anos. A meta faz parte de uma agenda de expansão que inclui aumento da presença física, ampliação da equipe e investimentos em inovação tecnológica. O país, segundo a empresa, é considerado estratégico dentro da operação global.
  • A DHL opera no Brasil desde a década de 1990.

A DHL Supply Chain pretende dobrar seu faturamento no Brasil nos próximos cinco anos. A meta faz parte de uma agenda de expansão que inclui aumento da presença física, ampliação da equipe e investimentos em inovação tecnológica. O país, segundo a empresa, é considerado estratégico dentro da operação global.

“Se você olhar para a cadeia de suprimentos da DHL, o Brasil é o terceiro país do mundo com maior número de funcionários. Isso já dá uma indicação clara da importância desse mercado”, afirmou Oscar de Bok, CEO global da DHL Supply Chain, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Ele citou também a força da economia doméstica e o potencial de crescimento como fatores determinantes para a relevância do país na estratégia do grupo.

A DHL opera no Brasil desde a década de 1990. De acordo com Plínio Pereira, CEO da empresa no país, a operação cresceu de 5 mil funcionários em 2007 para 22 mil ao final de 2024. “Hoje, temos 1 milhão e 600 mil metros quadrados de operação. Estamos presentes em 22 dos 27 estados”, disse. A maior parte das operações está concentrada na região Sudeste, com destaque para São Paulo.

Leia mais:

iFood adquire 20% da CRMBonus e amplia atuação em varejo com foco em tecnologia e fidelização

Gigantes da tecnologia estão investindo pouco em IA; veja por que elas talvez precisem gastar mais

Setores atendidos e flutuação econômica

A atuação da empresa está dividida em cinco setores: saúde (farmacêutica e equipamentos médicos), bens de consumo, automotivo e engenharia química, tecnologia e varejo (físico e eletrônico). Pereira explicou que a DHL funciona como um termômetro da economia. Durante a pandemia, a demanda no setor automotivo caiu, enquanto saúde e e-commerce cresceram. Em 2025, o destaque é o setor de bens de consumo.

Nova marca no setor de saúde

A DHL Supply Chain lançou uma nova marca, a DHL Health Logistics, voltada exclusivamente ao setor de saúde. De Bok afirmou que esse mercado exige soluções logísticas específicas, com controle rigoroso de temperatura e rastreamento individualizado, especialmente em terapias genéticas e medicamentos personalizados.

“Estamos investindo cerca de 2 bilhões de euros nessa oferta de produtos. Hoje, temos 5 bilhões de euros em receita no setor de saúde e acreditamos que esse valor pode dobrar até 2030”, declarou o CEO global.

Logística na América Latina

Agustin Croche, CEO da DHL Supply Chain para a América Latina, destacou os desafios de integração logística no Cone Sul, liderado comercialmente pelo Brasil. Segundo ele, a cadeia logística na região é complexa e o papel da DHL é simplificar a operação para os clientes.

Sobre os meios de transporte utilizados, Pereira mencionou que a empresa atua principalmente com armazenagem e distribuição doméstica, utilizando transporte rodoviário, aéreo e por balsa, de acordo com as características regionais.

Automação e uso de IA

A DHL também tem apostado em automação. Segundo Pereira, há operações com alto nível de mecanização no Brasil, e a empresa acaba de firmar contrato para testar robôs que já são utilizados no exterior.

Ele acrescentou que a inteligência artificial tem ganhado espaço nas operações e que há um campo grande a ser explorado nesse sentido. “Acreditamos que tecnologia será parte essencial da nossa oferta de serviços no futuro”, concluiu.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios