Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Embraer assina acordo de cooperação para desenvolver projetos militares com a Coreia do Sul
Publicado 20/10/2025 • 22:38 | Atualizado há 3 horas
Pane em serviço em nuvem da Amazon afeta Mercado Livre, Roblox, Coinbase e várias grandes plataformas
Por que os carros elétricos perdem valor mais rápido — e por que isso pode mudar em breve
Enquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
Custos e caos continuam a testar a resiliência da indústria automobilística dos EUA
Economia da China cresce 4,8% no trimestre, mas investimento recua pela primeira vez desde a pandemia
Publicado 20/10/2025 • 22:38 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
O C-390 Millennium é considerado o principal produto de defesa da Embraer e um dos mais modernos aviões de transporte militar do mundo. A aeronave é capaz de transportar 26 toneladas de carga útil, atingir 470 nós de velocidade e operar em pistas não pavimentadas, como solo batido ou cascalho.
A Embraer e a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul assinaram nesta segunda-feira (20) um Memorando de Entendimento (MoU) para expandir a cooperação bilateral no setor de defesa. O acordo, formalizado durante a Exposição Internacional de Aeronáutica e Defesa de Seul 2025 (ADEX 2025), em Seul, prevê o desenvolvimento conjunto de projetos militares e a criação de novas oportunidades de mercado entre os dois países.
O documento foi assinado pelo brigadeiro do ar Kang Joong-hee, diretor da Divisão de Negócios de Aeronaves da DAPA, e por Bosco da Costa Jr., presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Este MoU representa uma oportunidade ímpar para a Coreia do Sul e o Brasil irem além de uma simples relação de compra e venda, e estabelecer um modelo de cooperação mútua”, afirmou Kang Joong-hee. “A DAPA apoiará ativamente a inserção de empresas coreanas na cadeia de suprimentos global e a expansão das exportações de produtos de defesa da Coreia do Sul.”
Leia mais:
Brasil e Índia expandem parcerias econômicas; Embraer inaugura escritório em Nova Délhi
BNDES aprova R$ 1,7 bilhão para Embraer exportar para norte-americana SkyWest
Embraer fecha parceria com o Grupo Mahindra para fabricar cargueiro militar na Índia
Em novo contrato bilionário, Embraer fecha venda de 20 jatos E2 para holandesa TrueNoord
A assinatura ocorre dois anos após a DAPA selecionar o C-390 Millennium, aeronave de transporte tático da Embraer, em uma licitação pública que definiu o novo modelo a ser usado pela Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). O contrato inclui treinamento, peças de reposição e suporte técnico para os aviões, que serão configurados de acordo com as necessidades locais.
O novo memorando não envolve, por ora, a venda de aeronaves adicionais, mas é visto como um passo para aprofundar a cooperação técnica e logística entre Brasil e Coreia do Sul, especialmente na integração de empresas coreanas à cadeia global de suprimentos do setor de defesa. “O acordo se baseia em nossa parceria existente e abre caminho para novas formas de colaboração e inovação”, afirmou Bosco da Costa Jr. durante a cerimônia em Seul.
A assinatura do MoU ocorre em um momento em que a Coreia do Sul busca diversificar seus fornecedores e fortalecer a presença da indústria de defesa nacional no mercado internacional. Segundo a DAPA, a meta é combinar a tecnologia local com a experiência de parceiros estrangeiros em áreas como transporte aéreo, integração de sistemas e manutenção avançada.
Nos últimos anos, o país asiático tem firmado acordos de cooperação militar com aliados estratégicos, e o Brasil surge como um parceiro complementar, sobretudo no segmento de aeronaves de transporte e mobilidade aérea tática.
O memorando também amplia uma relação industrial iniciada há mais de uma década. Desde 2013, empresas coreanas integram a cadeia de fornecimento da Embraer, especialmente no programa de jatos E2. No mês passado, a companhia e a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia (KOTRA) promoveram demonstrações nas cidades de Sacheon e Busan, com foco na identificação de novas oportunidades de colaboração tecnológica e industrial.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar deve pedir recuperação judicial esta semana para evitar colapso financeiro
Serviços da AWS são restabelecidos após pane global afetar grandes sites
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Investidores preparam ações coletivas após perdas com COEs expostos a Ambipar e Braskem
Falha global na AWS expõe dependência digital e fragilidade da infraestrutura da internet