Embraer e Turkish Aerospace firmam parceria para potencial produção do jato E2 na Turquia
Publicado 02/04/2025 • 12:01 | Atualizado há 4 semanas
Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump
Crescimento contínuo do emprego nos EUA pode ajudar a evitar uma recessão, diz Jim Cramer
Prateleiras vazias e demissões de caminhoneiros levarão os EUA a uma recessão em julho, prevê relatório
Almoçar e jantar em grupo aumenta a satisfação com a vida — veja quantas refeições você deve compartilhar por semana
PayPal é a primeira fintech a divulgar os lucros, enquanto investidores temem o impacto das tarifas de Trump sobre os gastos do consumidor
Publicado 02/04/2025 • 12:01 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Divulgação
A Embraer e a Turkish Aerospace (TUSAŞ) assinaram na terça-feira (1º) um Memorando de Entendimento para explorar oportunidades de cooperação industrial, incluindo a possibilidade de produção do jato comercial E2 na Turquia.
O acordo foi firmado durante a LAAD Defence & Security 2025, realizada no Rio de Janeiro, e contou com a presença de autoridades dos governos brasileiro e turco.
A parceria prevê colaboração em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e busca ampliar a cadeia de suprimentos global da Embraer. De acordo com comunicado da empresa, a Turkish Aerospace pretende utilizar suas capacidades na fabricação e montagem de estruturas metálicas e compostas, montagem final de fuselagens, componentes, testes de voo e pintura.
O memorando foi assinado por Mustafa Gursoy, vice-presidente executivo da Turkish Aerospace, e Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. A cerimônia ainda contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, além de Muhammet Kasım Gonullu, vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, e Şuay Alpay, vice-presidente do Conselho de Administração da Turkish Aerospace.
A iniciativa busca fortalecer a posição das duas empresas no setor aeroespacial e reforçar a estratégia da Embraer de expandir sua presença global. “Estamos entusiasmados com essas oportunidades significativas. A experiência da Turkish Aerospace na fabricação e montagem aeroespacial alinha-se perfeitamente com nossos objetivos estratégicos”, disse Francisco Gomes Neto.
Mehmet Demiroğlu, CEO da Turkish Aerospace, destacou que o acordo representa um marco significativo para a indústria aeroespacial da Turquia. “Ao combinar nossos pontos fortes, não estamos apenas construindo para hoje, mas lançando as bases para o ecossistema de aviação do futuro”, disse.
Durante o evento, Geraldo Alckmin ressaltou a importância da parceria no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB), que destina R$ 131 bilhões para impulsionar setores estratégicos, incluindo o de defesa. “Esta parceria trará mais inovação, crescimento e novos produtos para a indústria aeroespacial civil e de defesa”, disse.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Chefe da UE diz que "não há indicações" de que apagão na Espanha seja um ataque cibernético
Brasil vai aproveitar oportunidades geradas por tarifaço, diz ministro da Agricultura sobre a China
Gerdau tem lucro líquido ajustado de R$ 756 milhões no 1º trimestre
Mercados operam em alta após Trump aliviar tarifas para montadoras
Apagão na Europa: o que se sabe sobre os danos, causas e consequências do blecaute