O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a mídia, ao lado do CEO da Tesla, Elon Musk, com seu filho X Æ A-12, na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 11 de março de 2025.

CNBC Trump elogia Musk e DOGE na despedida da Casa Branca: “este será o último dia, mas sempre estará conosco”

Empresas & Negócios

Empresas da América Latina têm dificuldade de adotar IA generativa no dia a dia, diz estudo

Publicado 29/05/2025 • 21:25 | Atualizado há 23 horas

Duda Gomes, do Times Brasil

Pexels

Apenas 1 a cada 5 empresas da América Latina adotam o uso de IA generativa.

A implementação de tecnologias de inteligência artificial nas empresas enfrenta alguns desafios por parte das lideranças e governanças internas, principalmente na América Latina, de acordo com uma pesquisa global da Thomson Reuters.

Embora 85% dos 1.800 profissionais sul-americanos entrevistados acreditem que a IA generativa deve integrar suas rotinas no trabalho, apenas uma a cada cinco empresas, realmente adotam essa tecnologia internamente e 18% treinam seus funcionários para tal, o que demonstra um certo “atraso” na sua implementação.

Em contrapartida, globalmente, há uma taxa de 36% na implementação do uso de inteligência artificial no trabalho. Isso significa que, em comparação aos países sul americanos, outros países estão à frente no uso dessas tecnologias. 

Além disso, 77% dos profissionais na América Latina relataram falta de treinamento sobre IA generativa em seus locais de trabalho, 55% deles demonstram interesse em adquirir conhecimento e implementação da inteligência artificial em suas rotinas. Em comparação ao cenário mundial, esse número é de 64%.

Receio nas respostas

“O entusiasmo pela IA Generativa na América Latina é notável, mas precisa ser acompanhado por uma estrutura de governança sólida, uma implementação estratégica e programas de capacitação adequados”, diz Rodrigo Hermida, vice-presidente do segmento de Legal Professionals para América Latina e de Tax Professionals para South LatAm na Thomson Reuters. 

Esses dados representam um “receio” por parte dos líderes e donos de empresas na implementação da IA na América Latina. Uma das principais preocupações em relação à adoção é a segurança de dados, são 53% das respostas. Em seguida, há uma desconfiança com a confidencialidade de informações fornecidas para a inteligência artificial e o custo de contratação dessas ferramentas, que representam 50% das respostas, respectivamente.  

A maioria, 73% das respostas dos entrevistados em âmbito global, explicam que a não adoção de IA é devido ao receio em relação às respostas erradas ou imprecisas da tecnologia generativa. 

Rodrigo Hermida diz que esse receio pode ser superado pela escolha de empresas de softwares confiáveis, que ofereçam ferramentas robustas projetadas para garantir eficiência e máxima segurança de informações. “As organizações que conseguirem estabelecer políticas claras e investirem no treinamento de seus profissionais, não apenas mitigarão riscos, mas transformarão essa tecnologia em uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.” conclui Hermida.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios