Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Empresas não precisam se transformar, precisam se reinventar”, diz presidente da Accenture
Publicado 26/06/2025 • 17:33 | Atualizado há 3 meses
Índia aposta US$ 18 bilhões para virar potência em chips; o que isso significa?
Nvidia e OpenAI criticam aumento da taxa do visto de trabalho anunciado por Trump
‘Falhar é o caminho para o sucesso’: estrela do tênis Naomi Osaka ensina como lidar com derrotas
Rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA ficam estáveis enquanto investidores aguardam indicador-chave de inflação
ETFs vs fundos mútuos: principais diferenças para investidores
Publicado 26/06/2025 • 17:33 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A transformação digital e a reinvenção dos modelos de negócios ocupam lugar central nas estratégias corporativas. Para empresas de consultoria e serviços especializados, como a Accenture, esse movimento é impulsionado pela inteligência artificial generativa e pela necessidade de novas competências profissionais.
“Empresas não precisam se transformar, precisam se reinventar”, afirmou Rodolfo Eschenbach, presidente da Accenture para o Brasil e América Latina, em entrevista ao Radar, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Segundo o executivo, a inteligência artificial generativa amplia as possibilidades de inovação e exige uma revisão profunda nos modelos de operação e gestão.
Leia também:
Mattel aposta em inteligência artificial e anuncia parceria com a OpenAI
Nvidia e Perplexity se unem para impulsionar inteligência artificial na Europa
Eschenbach destacou que a Accenture tem atuado em três frentes principais para apoiar organizações nesse processo. A primeira envolve o uso de IA generativa para ganhos de eficiência, aplicado tanto nos serviços internos da consultoria quanto em projetos com clientes. “Estamos aplicando o próprio remédio”, disse.
O segundo foco está no desenvolvimento de produtos e serviços digitais com base em inteligência artificial. Um dos exemplos citados pelo executivo foi o lançamento do primeiro carro nacional com IA generativa, feito pela Volkswagen em parceria com a Accenture. Segundo ele, o projeto representa um novo capítulo na digitalização de produtos no Brasil.
A terceira frente de atuação é a requalificação da força de trabalho. Eschenbach explicou que, mais do que automação, o desafio atual é capacitar profissionais para formular perguntas certas, repensar processos e atuar em ambientes autônomos. Ele considera esse movimento fundamental diante das mudanças trazidas pela inteligência artificial.
Ao comentar sobre diversidade e propósito nas organizações, Eschenbach avaliou que esses temas deixaram de ser restritos a poucas empresas. “Ainda é um diferencial, mas está se espalhando no mundo dos negócios”, afirmou. Para ele, a diferença está na forma como as empresas utilizam esses princípios para engajar equipes e gerar soluções.
Sobre os setores mais avançados na aplicação de inteligência artificial, o executivo apontou o setor bancário brasileiro como referência, inclusive à frente de mercados como Estados Unidos e Canadá. Ele também citou os segmentos de mineração e consumo, que vêm adotando soluções baseadas em IA para otimizar processos e melhorar o relacionamento com clientes.
De acordo com Eschenbach, os bancos brasileiros, que já utilizam tecnologia para aproximação com os clientes, agora devem dar um novo passo com a inteligência artificial generativa. “Vai ser o novo diferencial do setor bancário para o Brasil”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Alckmin anuncia R$ 12 bi em crédito para modernizar indústria com foco em máquinas e equipamentos
PF prende oito suspeitos por furto de R$ 1,22 milhões no sistema Pix
Setor de saúde lidera fusões e aquisições no Brasil e movimenta R$ 90 bilhões em duas décadas
EXCLUSIVO: ‘buscamos aeronaves para chegar onde não operamos’, diz CEO da Latam sobre acordo bilionário com a Embraer
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos