Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsa N5X estreia negociação em tela com participação de gigantes do setor elétrico
Publicado 23/04/2025 • 09:50 | Atualizado há 4 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 23/04/2025 • 09:50 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Divulgação
A N5X, nova bolsa brasileira de energia, inicia nesta quarta-feira (23) as negociações em tela de compra e venda de energia no mercado livre. A estreia será marcada por uma cerimônia na sede da B3, em São Paulo, e contará com a participação de grandes nomes do setor elétrico, como Auren, Casa dos Ventos, Eletrobras, Eneva, Hydro e Statkraft.
Segundo comunicado da empresa, a nova funcionalidade permite que participantes institucionais realizem transações diretamente pela plataforma, incorporando políticas de risco de contraparte, visualização de preços em tempo real e comunicação por chat entre operadores.
Dri Barbosa, CEO da N5X, destacou que a operação em tela é um avanço importante para o mercado de comercialização de energia. “É um passo importante no desenho do mercado de trading brasileiro. No ano passado, lançamos a Boleta N5X para formalização de negociações bilaterais. Agora, damos um passo a mais com a negociação direta na tela, respeitando as políticas de risco dos participantes”, disse.
Leia também:
A iniciativa tem apoio de nomes estratégicos do setor. Ítalo Freitas, vice-presidente de Comercialização da Eletrobras, vê na N5X uma resposta à crescente demanda por soluções tecnológicas no ambiente livre de contratação de energia, que hoje representa cerca de 43% do consumo nacional. “É necessário e urgente contar com uma plataforma independente, com potencial de mitigação de riscos”, disse, em comunicado enviado à imprensa.
Stella Cabreira, da Norsk Hydro, destaca o chat interno da plataforma como aliado das políticas de compliance. “Auditar conversas feitas por ferramentas externas é complexo. A comunicação rastreável da N5X facilita esse processo”, disse.
O projeto da N5X foi estruturado a partir de uma joint venture entre o fundo brasileiro L4 Venture Builder e a americana Nodal Brazil, com tecnologia do Grupo EEX, maior bolsa de energia do mundo e acionista da plataforma. “Temos a satisfação de trazer nossa experiência internacional ao mercado brasileiro”, afirma Peter Reitz, CEO da EEX.
Luiz Masagão Ribeiro Filho, vice-presidente da B3 e conselheiro observador da N5X, pontuou que a iniciativa representa um passo intermediário rumo a uma solução de negociação com a contraparte central no país. “Temos recebido apoio de diferentes agentes do setor. Essa evolução é fruto de diálogo com os participantes e reguladores”, disse.
A N5X é voltada a empresas habilitadas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), como grandes geradores, consumidores, comercializadoras e instituições financeiras. Para operar, as empresas precisam se cadastrar pelo site da plataforma, aceitar os termos de uso e submeter documentação comprobatória para aprovação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%