Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Brasil pode ser para a energia verde o que a Arábia Saudita foi para o petróleo”, diz CEO da Tupy
Publicado 24/06/2025 • 21:28 | Atualizado há 5 meses
BREAKING NEWS:
xAI de Elon Musk será o primeiro cliente do data center da Nvidia
EUA produzem último lote de moedas de um centavo; especialistas dizem ser um bom momento para trocá-las
Projeto de lei dos arquivos Epstein é aprovado oficialmente no Senado, sendo enviado para Trump
Conselheiro da OpenAI renuncia após divulgação de e-mails com Epstein; entenda o caso
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
Publicado 24/06/2025 • 21:28 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
A Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido e metalúrgica, e com atuação em 40 países, está ampliando seu protagonismo na transição energética com foco em soluções economicamente sustentáveis de descarbonização. Durante entrevista ao Jornal Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO da empresa, Rafael Lucchesi, destacou os investimentos em transformação veicular, uso de biocombustíveis e aproveitamento industrial de biomassa como pilares de crescimento em um cenário de economia verde.
Leia mais:
“A transição energética e sustentabilidade estão intrinsicamente ligados”, afirma CEO da Polen
Preços do petróleo caem mais de 6% após Trump autorizar China a comprar óleo do Irã
Lucchesi afirmou que o Brasil pode ocupar um papel estratégico no setor energético global, comparável à posição da Arábia Saudita na era do petróleo e que o país reúne condições únicas para liderar a produção e a inovação em fontes renováveis.
“A Tupy é uma empresa com domínio completo do ciclo produtivo, desde a fundição de ferro até a montagem e engenharia de componentes”, afirmou o executivo. A companhia é a maior produtora mundial de blocos e cabeçotes para motores, e atua com flexibilidade global a partir de fábricas no Brasil, México, Portugal e operações comerciais nos Estados Unidos e Europa.
Lucchesi explicou o conceito de “descarbonização viável”, ressaltando que países como o Brasil, com restrições fiscais, precisam adotar soluções que se sustentem economicamente. A estratégia da Tupy inclui o desenvolvimento de tecnologias para veículos movidos a biometano, gás natural e etanol, bem como retrofit de frotas urbanas para reduzir emissões com menor custo.
Além disso, a empresa aposta no aproveitamento da biomassa gerada pela agroindústria brasileira e pelos centros urbanos como fonte alternativa de energia. A expansão da produção agrícola, a gestão de resíduos e a crescente demanda energética criam, segundo o CEO, um ambiente favorável ao avanço de tecnologias limpas, incluindo bioplantas e transformação de máquinas agrícolas.
“A eletromobilidade enfrenta desafios importantes em veículos pesados. Já os motores a combustão com combustíveis sustentáveis podem alcançar maior eficiência e menor impacto ambiental quando se considera toda a cadeia de produção”, afirmou.
Lucchesi também comentou os desafios à frente da companhia, dois meses após assumir o cargo, e disse que a reestruturação em andamento visa consolidar novas unidades e fortalecer os negócios emergentes ligados à transição energética.
Para o CEO, a atuação da Tupy nos mercados de energia, engenharia e distribuição amplia o potencial de agregar valor aos produtos industriais, com uma abordagem que alia inovação tecnológica e compromisso ambiental. “A economia verde é uma agenda de futuro. E o Brasil tem uma oportunidade única de liderar esse processo”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Banco Master: presidente do FGC diz que credores irão receber entre 30 e 60 dias
3
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
4
Payroll mostra criação de 119 mil empregos em setembro nos EUA; entenda
5
Banco Master: Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro