Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Passo Fundo adota biocombustível de óleo de cozinha: “Projeto serve de exemplo”, afirma prefeito
Publicado 22/08/2025 • 12:22 | Atualizado há 5 meses
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Disputa entre Trump e Fed deve continuar na Suprema Corte
CEO da Delta prevê lucro recorde impulsionado por viagens premium
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 22/08/2025 • 12:22 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, iniciou um projeto de substituição do óleo diesel fóssil na frota da Prefeitura por um combustível renovável, produzido a partir de óleo de cozinha usado. O projeto é resultado de uma parceria com a Be8, empresa local de biocombustíveis.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (22), o CEO da Be8, Erasmo Batistella, afirmou que o biocombustível pode substituir integralmente o diesel na frota da Prefeitura, sem necessidade de adaptação nos veículos, o que evita custos extras. Segundo ele, a substituição reduz em 99% a emissão de fumaça preta e atende aos limites de emissão de NOx e CO2.
Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, o projeto reflete a preocupação histórica da cidade com o meio ambiente, apoiada pelo desenvolvimento econômico sustentável promovido pela BH há mais de 20 anos.
“Essa iniciativa chega em um momento oportuno para servir de exemplo ao Brasil e ao mundo, com o uso do Bivante em veículos e maquinários da Prefeitura”, disse.
O biocombustível também impulsiona a economia local, já que cooperativas de catadores recolhem o óleo de cozinha usado, gerando renda extra e contribuindo para a limpeza urbana.
O prefeito destacou ainda que o projeto beneficia a comunidade, o meio ambiente e a cidade, ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental. Segundo Almeida, a Prefeitura investe na Escola Pública de Sustentabilidade, que ensina jovens sobre processos de descarbonização e a importância da preservação ambiental.
O projeto começou com 17 veículos da frota, utilizando cerca de 10 mil litros por mês, mas há planos de expansão. Segundo Batistella, a iniciativa é replicável em qualquer município do Brasil e do mundo, podendo reduzir emissões de fumaça com custo quase nulo, como seria o caso da frota de transporte público de São Paulo.
A parceria também se conecta à construção de uma nova usina de etanol em Passo Fundo, considerada a primeira de grande porte do Estado. A previsão é que a produção comece no próximo ano, abastecendo cerca de 20% da demanda de etanol do Rio Grande do Sul.
Além do combustível, a usina vai produzir glúten vital para consumo humano, DDG para alimentação animal e capturar CO2, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade ambiental.
“É um projeto que gera benefícios econômicos, ambientais e educacionais, além de servir de exemplo de gestão pública comprometida com o futuro”, concluiu.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
4
Mattel lança Barbie autista e amplia aposta em diversidade na indústria global de brinquedos
5
Ozempic perde patente e inicia corrida de canetas genéricas no Brasil