CNBC

CNBCComo tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA

Energia

COP30: Ministério assina protocolo com a GEAPP para acabar com a ‘pobreza energética’ na Amazônia

Publicado 15/11/2025 • 16:36 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou neste sábado (15) um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP) para ampliar o fornecimento de energia renovável e “oportunidades econômicas” às comunidades remotas da Amazônia.
  • A parceria terá prazo de cinco anos e foi formalizada no sexto dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
  • Esse protocolo, segundo o MME, vai apoiar os esforços da pasta para eliminar a chamada pobreza energética nos Estados da Amazônia, onde quase 1 milhão de brasileiros ainda vivem sem acesso à eletricidade e 2 milhões não estão conectados à rede nacional de energia, segundo estimativas da pasta.
ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia.

Unsplash

Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou neste sábado (15) um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP) para ampliar o fornecimento de energia renovável e “oportunidades econômicas” às comunidades remotas da Amazônia.

A parceria terá prazo de cinco anos e foi formalizada no sexto dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Esse protocolo, segundo o MME, vai apoiar os esforços da pasta para eliminar a chamada pobreza energética nos Estados da Amazônia, onde quase 1 milhão de brasileiros ainda vivem sem acesso à eletricidade e 2 milhões não estão conectados à rede nacional de energia, segundo estimativas da pasta.

Outra frente dessa iniciativa é a redução da dependência de combustíveis fósseis, em convergência com as diretrizes do programa Energias da Amazônia, focado na descarbonização.

Leia mais:
Projeto Pará Mais Sustentável terá R$ 81,2 milhões do Fundo Amazônia
COP30: Protesto da Cúpula dos Povos em Belém reúne ministras Marina Silva e Sônia Guajajara

Os sistemas isolados — aqueles em que a distribuição de energia elétrica não está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) — estão concentrados na Região Norte, em sua maior parte.

Para garantir o suprimento de energia elétrica, cada sistema isolado conta com uma usina, predominando a geração a diesel.

“O protocolo de intenções assinado hoje vai definir ações conjuntas em financiamento, assistência técnica e intercâmbio de conhecimento para ampliar o acesso à energia renovável e a projetos de uso produtivo na região amazônica”, diz o comunicado do MME.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia

;