Pedido de destituição pode gerar valor ao Grupo Pão de Açúcar, avalia analista
Publicado 01/04/2025 • 10:31 | Atualizado há 1 dia
ALERTA DE MERCADO
Daqui a pouco: Trump anuncia tarifas recíprocas
Reino Unido espera escapar de tarifas de Trump
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
EUA consideram tarifas de cerca de 20% sobre a maioria das importações, diz relatório
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Publicado 01/04/2025 • 10:31 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
As ações do Pão de Açúcar subiram após o pedido de destituição feito por Nelson Tanure. Os papéis da varejista movimentaram R$ 88,5 milhões em volume financeiro na última sexta-feira (28).
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (01), Evandro Medeiros, analista da Suno Research, comentou sobre o impacto da solicitação do controlador na companhia.
Medeiros explicou que vê a movimentação com bons olhos, pois a gestão do grupo francês Casino não tem gerado valor aos acionistas ao longo do tempo. Segundo ele, o controlador do grupo já realizou diversas movimentações que prejudicaram os acionistas minoritários.
Medeiros, por outro lado, tem experiência em reestruturações e já conduziu um turnaround bem-sucedido na PetroRio (atual PRIO), embora sua atuação na Light tenha tido resultados menos expressivos.
O Pão de Açúcar agora conta com nomes fortes na gestão, e essa mudança, explicou Medeiros, é bem-vinda, especialmente em um momento de desalavancagem da companhia, margens apertadas e competição acirrada no setor de atacarejo. A empresa enfrenta dificuldades para competir devido à sua estrutura de custos mais elevada.
Ele destacou que é difícil para o mercado ter certeza sobre as mudanças no grupo, dado o nível de incerteza na operação desse modelo de varejo. O setor alimentício opera com margens muito apertadas, reduzindo a margem de segurança para gestores elaborarem estratégias de longo prazo para o Pão de Açúcar.
No curto prazo, afirmou Medeiros, essa movimentação é positiva para os papéis da empresa, mas, olhando para o longo prazo, há um conjunto de fatores macro e microeconômicos que não favorecem o GPA. Portanto, segundo ele, é preciso cautela com o otimismo momentâneo.
Ele ressaltou ainda que pode haver uma manutenção da tendência de valorização das ações do Pão de Açúcar, mas destacou que mudanças geopolíticas e tarifárias podem impactar os preços dos ativos brasileiros.
Medeiros afirmou que priorizaria negócios com menor endividamento e modelos mais simples que já entregam retorno aos acionistas — o que não é o caso do Pão de Açúcar, que vem acumulando prejuízos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 "entrarão em vigor imediatamente" após anúncio
Suécia compra quatro aviões da Embraer e amplia parceria com o Brasil