CNBC
cobre

CNBCCobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez

Empresas & Negócios

Master: ex-presidente do BRB nega contradições com Vorcaro em depoimentos

Publicado 31/12/2025 • 14:04 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Defesa do ex-presidente do BRB afirma que depoimentos no caso Master não tiveram contradições, mas percepções diferentes sobre os mesmos fatos.
  • Paulo Henrique Costa diz que decisões sobre o Banco Master foram técnicas, colegiadas e formalmente documentadas durante sua gestão no BRB.
  • Acareação entre Vorcaro e ex-presidente do BRB foi determinada pelo STF para apurar suposta fraude bilionária em carteiras de crédito.
Master Paulo Henrique BRB Master

Entre 2005 e 2011, ele foi membro da Comissão de Riscos da FEBRABAN. Créditos: Reprodução.

Master Entre 2005 e 2011, ele foi membro da Comissão de Riscos da FEBRABAN. Créditos: Reprodução.

A defesa do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, negou que tenha havido contradições entre seu depoimento e o do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, no âmbito das investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (31), a defesa de Costa afirmou que os esclarecimentos prestados por ambos não apresentaram inconsistências, mas sim “percepções distintas sobre os mesmos fatos”. Segundo os advogados, a atuação do ex-presidente do BRB ocorreu dentro de decisões técnicas, colegiadas e formalmente documentadas.

Os depoimentos e a acareação entre Costa e Vorcaro ocorreram na noite de terça-feira (30), na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), por determinação do ministro Dias Toffoli, relator das apurações relacionadas ao caso Master.

Leia também:
EXCLUSIVO: recompra de títulos é foco de depoimentos no caso Master e defesa usa documento do próprio Banco Central; veja o que diz o ofício

Antes da acareação, a Polícia Federal colheu depoimentos individuais de Costa, Vorcaro e do diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Ailton de Aquino. As diligências buscam esclarecer as tratativas envolvendo a suposta fraude de cerca de R$ 12 bilhões na venda de carteiras de crédito ao BRB.

De acordo com a defesa, Paulo Henrique Costa respondeu a todos os questionamentos e indicou documentos que, segundo ele, comprovam a regularidade de sua gestão à frente do banco público. A nota ressalta ainda que o ex-presidente permanece à disposição das autoridades e confia que a análise técnica dos registros permitirá o esclarecimento dos fatos.

As investigações sobre o Banco Master e seus controladores seguem sob sigilo judicial e concentram-se na estruturação e na comercialização de carteiras de crédito, além das negociações envolvendo a tentativa de venda da instituição financeira.

Leia também:
Ozempic perde patente e inicia corrida de canetas genéricas no Brasil
Perfeito: crescimento sem investimento trava economia em 2026

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;