CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Empresas & Negócios

Fluxo de caixa x juros altos: confira como sua empresa pode vencer esse dilema

Publicado 06/02/2026 • 20:06 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Conforme dados do Sebrae, a má gestão do fluxo de caixa é responsável pelo fechamento de quase metade das pequenas e médias empresas no Brasil.
  • Esse quadro é fortemente influenciado pelas altas taxas de juros do país, que sufocam a saúde financeira dos negócios.
  • Sergio All, notável da Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC , dá seis dicas para que o empresário não faça parte dessa estatística do Sebrae.

Dados do Sebrae apontam que quase metade das pequenas e médias empresas fecham suas portas por problemas de fluxo de caixa – e os juros altos praticados no Brasil têm muito a ver com esse fenômeno. Assim, a gestão do caixa da empresa assume um papel vital na sobrevivência destes empreendimentos.

De acordo com Sergio All, notável que participa semanalmente do Radar – programa da Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC –, são seis as principais providências que o empresário deve tomar para não fazer parte da estatística do Sebrae. Confira:

Reserva de emergência

“Guarde pelo menos três meses dos custos fixos da empresa em aplicação, como CDB, 100% CDI, D1, D2 e D4, para que no momento em que você precisar, você faz a sua retirada.”

Recebíveis em dia

“Estamos falando de PIX parcelado para quem é do varejo e de produtos e serviços. estamos falando de antecipação com Fintechs, cujas taxas de juros são muito mais atrativas do que tomar isso em um grande banco, por exemplo. Se você conseguir trabalhar com recebíveis em dia, existem muitas plataformas que conseguem adiantar o dinheiro de uma forma muito mais atrativa que não pesa no bolso.”

Negociação com fornecedores

“Quando você negocia com fornecedores, consegue negociar margem de preço e ajustar seu fluxo de caixa – até porque a venda não é somente para quem está no varejo, é também para o fornecedor, que te entrega a matéria-prima ou produto. A dica é sentar e negociar, porque combinado não sai caro.”

Controle diário

“(elabore uma) Planilha simples de entrada, saída e saldo projetado para 30 dias. Você fazendo esse planejamento, com certeza terá um controle de caixa que vai permitir que a empresa se segure nos próximos três meses.”

Cortes cirúrgicos

“Você consegue eliminar de 10% a 15% dos custos variáveis, e quando falo de custos variáveis não estamos falando de aluguel – estamos falando de luz, café, assinaturas (de serviços) e uma série de outras coisas.”

Receita recorrente

“Crie pacotes anuais, 10% de desconto para os seus clientes, porque se ele compra com antecedência, você acaba tendo uma margem de 2 a 3 meses de produtos.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;