Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Gigante chinesa de delivery chega a São Paulo
Publicado 26/11/2025 • 13:20 | Atualizado há 2 meses
Indonésia bloqueia temporariamente acesso ao Grok de Elon Musk devido a imagens sexualizadas
Agenda de Trump sobre Venezuela e saúde amplia fissuras entre republicanos no Congresso
Salário do sucessor de Buffett entra no topo do S&P 500; veja quanto
Nova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026
O livro improvável que o co-CEO da Netflix usa como manual de liderança; confira
Publicado 26/11/2025 • 13:20 | Atualizado há 2 meses
A entrada de um novo gigante deve acirrar a disputa no mercado de delivery em São Paulo. A Keeta, braço internacional da chinesa Meituan — maior empresa de entregas de comida do mundo — estreia suas operações no dia 1º de dezembro, trazendo um pacote robusto de investimentos e a promessa de ampliar a concorrência no setor.
A estreia ocorre após um mês de testes em Santos e São Vicente. A fase piloto serviu para ajustar tecnologia, logística e atendimento antes da chegada ao maior mercado consumidor do país.
A empresa destinará R$ 1 bilhão para iniciar sua operação de delivery na capital e na região metropolitana, parte de um plano maior de R$ 5,6 bilhões que deve ser aplicado no Brasil ao longo dos próximos cinco anos. A estratégia foi apresentada nesta quarta-feira em São Paulo, com participação de executivos da companhia.
Até agora, 27 mil restaurantes e 98 mil entregadores já estão cadastrados e prontos para operar. A Keeta também estruturou uma equipe de 1.200 funcionários dedicada ao lançamento, incluindo um call center que será instalado no Nordeste para oferecer suporte contínuo a restaurantes e entregadores.
A Keeta quer atrair negócios com taxas consideradas mais competitivas — entre 2 e 3 pontos percentuais abaixo das cobradas pela líder do mercado. Outro diferencial é a recusa de modelos de exclusividade, prática que, segundo a empresa, encarece custos para restaurantes e reduz opções para consumidores.
O aplicativo oferecerá ainda o modelo de “entrega intermediada”. Caso o restaurante desejado pelo cliente não esteja na plataforma, um entregador poderá buscar o pedido diretamente no estabelecimento, ampliando o alcance da oferta.
Nos testes em Santos e São Vicente, a base de entregadores cadastrados cresceu 135% em pouco mais de 30 dias. O número de restaurantes aumentou 60% no mesmo período. O desempenho foi considerado acima das expectativas e reforçou o avanço para São Paulo.
Segundo Danilo Manzano, vice-presidente de Parcerias Estratégicas da Keeta, o Brasil foi escolhido porque tem potencial para dobrar o tamanho do mercado de delivery em até dois anos. “O país é o único do mundo com um operador que concentra mais de 80% do setor. Isso cria uma oportunidade clara de expansão, desde que o mercado continue aberto e sem exclusividades”, afirmou.
Ele também destacou que os testes em Santos e São Vicente superaram as expectativas, especialmente no aumento de restaurantes e entregadores cadastrados. “Os resultados nos deram confiança para subir a Serra preparados para atender São Paulo no nível de serviço que o público espera”, disse Manzano.
A empresa afirma que as primeiras semanas serão fundamentais para calibrar o sistema, especialmente em áreas de grande fluxo, como centro e zona sul.
Após São Paulo, o Rio de Janeiro será o próximo destino. A Keeta já prepara equipes e parceiros locais para iniciar o serviço na capital fluminense. A meta é estar presente em todas as capitais brasileiras e nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes até o fim de 2026.
Com cerca de 80% do setor concentrado em uma única plataforma, a Keeta afirma enxergar no Brasil um dos maiores potenciais de crescimento do mundo. O país já é tratado como o segundo principal mercado internacional da empresa, atrás apenas da China.
Leia também:
Automação da alimentação e da ordenha das vacas aumenta a produção de leite
Anvisa aprova vacina do Butantan contra a dengue
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
3
EXCLUSIVO: Times Brasil I CNBC tem acesso à carta de Daniel Vorcaro ao STF; veja o documento
4
Tragédia com artista popular colombiano impacta mercado latino de música
5
Riqueza no subsolo, baixa produção: Brasil responde por menos de 1% na corrida global por terras raras