CNBC
François Bayrou

CNBCPrimeiro-ministro da França, François Bayrou, é deposto em decisão do Parlamento

Empresas & Negócios

Grupo Savegnago investe em braço atacadista e espera faturar R$ 8 bilhões neste ano

Publicado 08/09/2025 • 13:17 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Grupo Savegnago planeja faturar R$ 8,6 bilhões.
  • A rede possui 63 lojas Savegnago Supermercados.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Grupo Savegnago este ano têm como objetivo dobrar o número de lojas do braço atacadista da empresa, a rede Paulistão Atacadista, até 2025 com o uso da tecnologia para melhorar a eficiência e gestão de estoque. O plano da empresa é que até este ano a varejista termine com dez unidades espalhadas pelo interior de São Paulo. Além disso, a varejista têm expectativa de faturar R$ 8,6 bilhões, alta de 17,6% em relação a 2024, com atenção especial para o atacarejo e lojas de conveniência. 

O gerente de marketing da empresa, Murilo Savegnago, em entrevista á agência DC NEWS afirma que objetivo é manter o ritmo de aberturas nos próximos três anos e que ainda haverá uma atenção especial ao formato de lojas de conveniência, em postos de combustíveis, que nascem com a marca Savegnago Prático. Atualmente são três unidades sob esta bandeira. 

Murilo Savegnago afirmou que para se manter relevante do concorrido universo supermercadista, é preciso se renovar constantemente e, só assim, “não virar carne de pescoço ”. E tem dado certo.

Um passo importante nessa direção foi a decisão de mudar a estrutura de back-office de dados para o Data Lake e, com isso, melhor catalogar os produtos, e automatizar processos da jornada do cliente. “É uma cobrança da nossa presidência que estejamos estudando a IA e onde aplicá-la”, disse. 

Com o uso da tecnologia para melhorar a eficiência e gestão de estoque, a empresa abre também espaço para o principal plano de 2025: dobrar o número de lojas do braço atacadista da empresa, a rede Paulistão Atacadista, que deve encerrar 2025 com dez unidades espalhadas pelo interior de São Paulo. 

Sobre a rede Savegnago Supermercados, a mais tradicional da empresa, o objetivo é fazer um pente fino nas lojas já em operação. “Vamos ter muito forte a revitalização e ampliação de lojas existentes”, afirmou. 

Olhar para a própria operação para saber o que deu certo e o que não deu certo é um trabalho constante. E isso também se aplica à tecnologia. Depois de um investimento classificado por Murilo como “parrudo” (mas sem abrir cifras) em carrinhos inteligentes para tornar mais tecnológica a jornada de compra do cliente, o resultado não foi o que a empresa esperava. “O carrinho inteligente participa pouco da venda da loja para compensar todo o esforço que é desprendido com ele”, disse. 

Atualmente, o carrinho inteligente, ou smart cart, representa pouco menos de 1% de transações nas lojas. Segundo o gerente de marketing do grupo, eles ainda têm muita oportunidade de melhoria por parte do desenvolvimento e que o maior desafio “talvez seja disseminar que estão lá e para que servem”. 

“É uma tecnologia 100% brasileira, acho que é um tipo de orgulho para a gente”, disse. Mesmo assim, a invenção ainda não é uma realidade no todo do Savegnago, estando presente em quatro lojas.

Presentes desde outubro de 2023, segundo ele, ainda são frequentes os clientes que se surpreendem com a opção, alegando não saberem até então da disponibilidade de carrinhos inteligentes no estabelecimento. 

História

O Grupo Savegnago, fundado em 1976 em Sertãozinho (SP), chega aos 50 anos com uma trajetória que expande, e muito, as fronteiras da cidade de pouco mais de 130 mil habitantes onde nasceu. Presente em 20 municípios, a rede soma 63 lojas sob a bandeira Savegnago Supermercados, oito lojas Paulistão Atacadista e três lojas Savegnago Prático. 

O movimento de expansão é puxado pela terceira geração da família, que se reinventa para atender as novas demandas dos consumidores, algo que sempre foi estimulado, inclusive, pelo fundador da rede, Aparecido Savegnago, que se aposentou em 1994 e faleceu em 2007. O plano dele, de manter a família à frente do negócio, segue intacto, e o ritmo de expansão visto agora não é de hoje.

 Em 1978, a primeira loja da rede já tinha dobrado de tamanho e no ano seguinte já eram eram cinco unidades em Sertãozinho. Crescer nos tempos atuais, no entanto, não é uma tarefa fácil – e não depende apenas de capital. Segundo Murilo, é preciso manter um olhar atento para o uso de tecnologia, e crescer atualmente significa dar mais atenção (leia-se recursos) para áreas como automação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios