Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
iFood testa ‘Cris’, agente de IA no WhatsApp para apoiar restaurantes
Publicado 05/08/2025 • 17:05 | Atualizado há 2 meses
ETFs vs fundos mútuos: principais diferenças para investidores
Buffett zera participação na fabricante chinesa de veículos elétricos BYD
Taxa de US$ 100 mil de vistos para profissionais qualificados atinge empresas indianas e pode causar ‘fuga de cérebros’
Como colmeias robóticas com IA ajudam a proteger abelhas das mudanças climáticas
Especialista aponta 3 erros que reduzem ganhos no cartão de pontos
Publicado 05/08/2025 • 17:05 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
'Cris' em ação
Divulgação iFood.
O iFood iniciou o teste de uma nova ferramenta de inteligência artificial voltada para a gestão de restaurantes. Chamada de “Cris”, a agente virtual utiliza IA generativa para se comunicar com os estabelecimentos parceiros da empresa por meio do WhatsApp.
A agente responde dúvidas, compartilha informações de desempenho e propõe ações para melhorar os resultados no delivery. Segundo o iFood, mais de 10 mil restaurantes já utilizam a ferramenta em fase de testes.
“Cris” monitora dados como número de pedidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), avaliações e cancelamentos. A partir dessas informações, faz sugestões personalizadas para melhorar o desempenho.
A assistente também analisa o funil de vendas, desde a visualização do cardápio até a finalização do pedido. Com isso, aponta gargalos e propõe alterações em fotos, descrições ou preços dos pratos. Ela ainda compara a taxa de conversão de um restaurante com a média de concorrentes da mesma região e categoria.
Leia mais:
iFood anuncia R$ 17 bilhões em investimentos no Brasil até março de 2026
iFood adquire 20% da CRMBonus e amplia atuação em varejo com foco em tecnologia e fidelização
Desenvolvida internamente pelo time de tecnologia do iFood, a Cris começou a ser testada em dezembro de 2024. Em maio de 2025, novas funcionalidades foram adicionadas, ampliando o suporte às rotinas dos restaurantes. A previsão é que a ferramenta esteja disponível para a maioria da base até março de 2026.
“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais”, afirma Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, em comunicado à imprensa.
Segundo Olímpio, a ferramenta se soma a outros 190 modelos próprios de IA da empresa. “O iFood é uma empresa de tecnologia criada no Brasil, com foco nos brasileiros. Inovamos para facilitar a vida de quem consome, vende e entrega. Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, diz.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Marfrig e BRF definem próximos passos da incorporação de ações
Latam faz pedido de 74 aviões da Embraer para expandir conectividade na América do Sul
Cosan fecha acordo de R$ 10 bilhões com BTG para reduzir dívidas e reforçar caixa
Governo publica MP do Redata com isenção de impostos para Datacenters
Esposa de Alexandre de Moraes é sancionada pelos EUA sob a Lei Magnitsky