Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Publicado 15/08/2025 • 08:04 | Atualizado há 3 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 15/08/2025 • 08:04 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) vai inaugurar nesta sexta-feira (15) sua nova fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O complexo industrial, adquirido da Mercedes-Benz em 2021, já emprega cerca de 400 trabalhadores e conta com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, com foco em modelos híbridos e sustentáveis.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar da cerimônia de inauguração, marcada para às 16h;
A produção inicial será de 20 mil a 30 mil unidades anuais, podendo atingir 50 mil em três anos e, no futuro, chegar a 100 mil veículos por ano. A previsão é gerar entre 800 e mil empregos diretos até o fim deste ano.
A unidade está inscrita no programa federal MoVer, que incentiva a mobilidade verde, e começa sua operação com peças importadas da China, mas com meta de acelerar a nacionalização para 60% em três anos.
Desde o início, pneus, vidros, rodas, bancos, chicotes elétricos e o processo de pintura serão feitos localmente. A fábrica poderá passar de um para dois turnos de produção no ano de 2026.
O primeiro modelo produzido será o SUV híbrido Haval H6, nas versões HEV2 e híbridas plug-in PHEV19, PHEV34 e GT. Uma versão flex está prevista para 2026. Ainda este ano, a planta deve fabricar o SUV premium de 7 lugares Haval H9 e a picape média Poer P30, ambos a diesel.
A GWM também planeja criar um Centro de Engenharia e P&D no país e lançar a Fundação GWM, voltada ao desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional e ações sociais.
As montadoras chinesas lideram as vendas de veículos eletrificados no país. Segundo a Fenabrave, de janeiro a julho de 2025 as vendas de híbridos e elétricos cresceram 46,83% ante igual período de 2024, frente a 4,1% do mercado total.
Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) indicam que 63,5% dos 139,2 mil eletrificados vendidos no período foram de marcas chinesas. A BYD lidera, com 28,10% no segmento de híbridos e 76,78% nos elétricos.
Além da nova fábrica da GWM, a BYD inaugurou parcialmente seu mega complexo industrial em Camaçari, na Bahia. Outras marcas, como a GAC Motors, estudam produzir no Brasil e desenvolver modelos movidos a etanol.
A GWM Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com 15.261 veículos emplacados, uma alta de 19,9% sobre o mesmo período de 2024, contra um crescimento de 3% do mercado total de veículos leves. O desempenho foi sete vezes maior que a média do setor.
O Haval H6 foi o SUV híbrido mais vendido do país no período, com 12.675 unidades comercializadas. O modelo Tank 300, lançado no segmento off-road em abril, somou 1.218 vendas no semestre.
“O crescimento da GWM é resultado direto da estratégia focada em tecnologia, inovação e experiência do cliente”, afirmou Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
A GWM possui atualmente 104 concessionárias em mais de 50 cidades e pretende chegar a 130 até dezembro de 2025. O sistema GWM Delivery garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa
4
Um mercado de bilhões: Boticário lança departamento de pesquisa após disparada de vendas de hair care; conheça
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG