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Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Publicado 15/08/2025 • 08:04 | Atualizado há 3 horas
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Publicado 15/08/2025 • 08:04 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Divulgação/GWM
A linha Haval foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil
A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) vai inaugurar nesta sexta-feira (15) sua nova fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo. O complexo industrial, adquirido da Mercedes-Benz em 2021, já emprega cerca de 400 trabalhadores e conta com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, com foco em modelos híbridos e sustentáveis.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar da cerimônia de inauguração, marcada para às 16h;
A produção inicial será de 20 mil a 30 mil unidades anuais, podendo atingir 50 mil em três anos e, no futuro, chegar a 100 mil veículos por ano. A previsão é gerar entre 800 e mil empregos diretos até o fim deste ano.
A unidade está inscrita no programa federal MoVer, que incentiva a mobilidade verde, e começa sua operação com peças importadas da China, mas com meta de acelerar a nacionalização para 60% em três anos.
Desde o início, pneus, vidros, rodas, bancos, chicotes elétricos e o processo de pintura serão feitos localmente. A fábrica poderá passar de um para dois turnos de produção no ano de 2026.
O primeiro modelo produzido será o SUV híbrido Haval H6, nas versões HEV2 e híbridas plug-in PHEV19, PHEV34 e GT. Uma versão flex está prevista para 2026. Ainda este ano, a planta deve fabricar o SUV premium de 7 lugares Haval H9 e a picape média Poer P30, ambos a diesel.
A GWM também planeja criar um Centro de Engenharia e P&D no país e lançar a Fundação GWM, voltada ao desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional e ações sociais.
As montadoras chinesas lideram as vendas de veículos eletrificados no país. Segundo a Fenabrave, de janeiro a julho de 2025 as vendas de híbridos e elétricos cresceram 46,83% ante igual período de 2024, frente a 4,1% do mercado total.
Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) indicam que 63,5% dos 139,2 mil eletrificados vendidos no período foram de marcas chinesas. A BYD lidera, com 28,10% no segmento de híbridos e 76,78% nos elétricos.
Além da nova fábrica da GWM, a BYD inaugurou parcialmente seu mega complexo industrial em Camaçari, na Bahia. Outras marcas, como a GAC Motors, estudam produzir no Brasil e desenvolver modelos movidos a etanol.
A GWM Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com 15.261 veículos emplacados, uma alta de 19,9% sobre o mesmo período de 2024, contra um crescimento de 3% do mercado total de veículos leves. O desempenho foi sete vezes maior que a média do setor.
O Haval H6 foi o SUV híbrido mais vendido do país no período, com 12.675 unidades comercializadas. O modelo Tank 300, lançado no segmento off-road em abril, somou 1.218 vendas no semestre.
“O crescimento da GWM é resultado direto da estratégia focada em tecnologia, inovação e experiência do cliente”, afirmou Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.
A GWM possui atualmente 104 concessionárias em mais de 50 cidades e pretende chegar a 130 até dezembro de 2025. O sistema GWM Delivery garante cobertura em 100% dos 5.570 municípios brasileiros.
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