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Publicado 07/01/2025 • 23:24
KEY POINTS
Logotipo da feira de tecnologia CES.
Andrej Sokolow/dpa via Reuters Connect
A Inteligência Artificial (IA) é a grande estrela deste ano no Consumer Electronics Show (CES), evento anual que ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, que começou na terça-feira (7).
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, fez uma aparição de estrela em uma arena lotada. Ele promoveu chips de inteligência artificial (IA) e software para robôs, carros, videogames e outras aplicações.
As pessoas fizeram filas por horas para ouvir Huang falar sobre IA.
“O ‘machine learning’ (aprendizado de máquina) mudou a forma como a computação será feita”, disse Jensen durante sua apresentação no palco.
“Existem tantas coisas que você não pode fazer sem IA.”
A palestra de Jensen ocorreu na véspera da abertura da exposição da CES e em um dia em que as ações da Nvidia fecharam em um novo recorde, avaliando a empresa do Vale do Silício em mais de US$ 3,6 trilhões.
Empresas de aparelhos de TVs como LG, Samsung e TCL mostraram aparelhos que incorporaram cada vez mais IA em suas telas, que estão se aproximando de se tornar assistentes digitais capazes de conversar com os usuários e com outros dispositivos nas casas, algumas com o auxílio do Google ou da Microsoft.
A LG descreveu um tipo de eletrodoméstico que “monitora” as pessoas –rastreiam como elas dormem e as lembram de pegar um guarda-chuva quando há previsão de chuva, por exemplo.
O CEO William Cho disse que a empresa vê o espaço “não apenas como um local físico, mas como um ambiente onde experiências holísticas ganham vida – em casa, na mobilidade, no setor comercial e até em espaços virtuais”.
A LG anunciou uma parceria estratégica com a Microsoft para integrar a IA Copilot em seus produtos de eletrônicos de consumo.
A LG e a Microsoft estão trabalhando em “agentes” de IA para casas, carros, hotéis e outros “espaços” e planejam desenvolver alguns que não apenas compreendam e interajam com os clientes, mas também prevejam suas necessidades, segundo as empresas.
“Na Microsoft, acreditamos que a IA mudará fundamentalmente a maneira como vivemos e trabalhamos”, disse Judson Althoff, diretor comercial da Microsoft, em uma aparição em vídeo no evento da LG.
A gigante chinesa de TVs TCL anunciou uma nova linha de TVs premium em uma parceria com o Google para incorporar a IA Gemini em alguns modelos.
“A TV já está bem posicionada como um hub para entretenimento e informação”, disse Shalini Govil-Pai, vice-presidente de plataformas de TV do Google, durante um evento da TCL para a mídia.
“Com o modelo Gemini e novas capacidades de hardware, como o sensor de proximidade e os microfones de campo distante, seremos capazes de desbloquear novos casos de uso que irão evoluir a forma como você interage com sua TV.”
Os recursos do Gemini começarão a ser disponibilizados ainda este ano para dispositivos Google TV e alguns modelos da TCL, de acordo com Govil-Pai.
A gigante chinesa de eletrônicos de consumo Hisense anunciou que está incorporando o software “Home” do Google em sua linha de produtos para permitir uma “automação doméstica verdadeira.”
A Samsung Electronics, por sua vez, está na CES com um plano “AI for All” (IA para Todos) com o objetivo de tornar a IA uma experiência “cotidiana e em todo lugar.”
Executivos da Samsung afirmaram que seus dispositivos, que vão de wearables recheados de sensores a televisores, estão promovendo interações cada vez mais intuitivas e colaborativas com a ajuda da IA.
“É a era da IA doméstica”, disse Jonathan Gabrio, chefe do Connected Experience Center da Samsung Electronics America.