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“O marketplace foi crucial para chegarmos a novos mercados”, diz empreendedora

Publicado 25/06/2025 • 11:08 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • As vendas online seguem em expansão no Brasil. Seis a cada dez consumidores já preferem comprar pela internet. O comércio eletrônico deve crescer 15% e movimentar R$ 234 bilhões em 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).
  • Dados do SEBRAE apontam que moda, eletrônicos, artigos para casa, bem-estar e alimentos e bebidas são os segmentos mais procurados nos marketplaces.
As vendas online seguem em expansão no Brasil.

As vendas online seguem em expansão no Brasil.

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As vendas online seguem em expansão no Brasil. Seis a cada dez consumidores já preferem comprar pela internet. O comércio eletrônico deve crescer 15% e movimentar R$ 234 bilhões em 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).

“O marketplace foi crucial para chegarmos a novos mercados”, afirma Samara Silva, fundadora da Madiba Pet, loja de acessórios para animais. Segundo ela, a decisão de migrar para o ambiente digital ocorreu após a pandemia, quando o comportamento de compra dos clientes mudou. Antes, a marca atuava no modelo business to business (B2B), fornecendo produtos a lojistas.

Com a venda direta ao consumidor em marketplaces, o faturamento da empresa dobrou em dois anos. O volume de pedidos teve alta superior a 220%. Samara atribui o crescimento à visibilidade proporcionada pelas plataformas e à facilidade de acesso a novos públicos.

Outro exemplo vem de Sergipe. A Palha Decor, que comercializa artesanato produzido por quilombolas e indígenas, também ampliou a atuação com o marketplace. Daisy Dória, fundadora do projeto, relata que a iniciativa começou para arrecadar fundos destinados a ações sociais. “A intenção, na época, era atender 300 crianças. Conseguimos chegar a 500”, recorda.

Segundo ela, o negócio, que teve início em 2021, hoje garante renda para mais de 100 famílias. Daisy afirma que as vendas online transformaram a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Elas viram ali, nas vendas, a oportunidade”, relata.

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Setores mais procurados

Dados do SEBRAE apontam que moda, eletrônicos, artigos para casa, bem-estar e alimentos e bebidas são os segmentos mais procurados nos marketplaces. William Almeida, gestor de mercado digital da instituição, explica que, mais importante do que acompanhar tendências, é encontrar o nicho certo para cada empreendedor. “O mais importante não é o que se vende, mas como e onde se vende”, afirma.

Para ele, produtos com apelo visual e descrição objetiva, além de itens voltados a públicos específicos, têm melhor desempenho. Almeida destaca ainda o crescimento da confiança dos consumidores em comprar online, o que favorece negócios iniciantes.

Plataforma do SEBRAE ensina passo a passo de como abrir uma empresa (Reprodução: Times Brasil).

Desafios e estratégias

Empreendedores apontam desafios comuns no ambiente digital. A rotina exige organização para lidar com taxas das plataformas, logística, estoque e produção. Apesar disso, as plataformas oferecem apoio importante, ao reduzir a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia.

Samara Silva acredita que o atendimento personalizado e a presença nas redes sociais são fatores determinantes para fidelizar o público. Ela relata que passou a publicar vídeos mostrando os bastidores da produção e a rotina dos artesãos. “Mostrava como era feita a retirada da matéria-prima. Isso aproximou o cliente do processo”, conta.

Para especialistas, o sucesso no e-commerce depende de estratégia, foco no cliente e escolha adequada da plataforma. A aposta em marketplaces tem sido o caminho mais viável para pequenos negócios entrarem no comércio digital e ampliarem suas vendas.

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