Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O marketplace foi crucial para chegarmos a novos mercados”, diz empreendedora
Publicado 25/06/2025 • 11:08 | Atualizado há 5 horas
CNBC The China Connection: sussurros de uma Nova Ordem Mundial em Tianjin
Concorrência chinesa pressiona Tesla, que tem recuo nas vendas pelo 5º mês seguido na Europa
Rubrik aposta em IA e compra Predibase para ampliar portfólio de dados
CNBC Daily Open: Frágil cessar-fogo entre Israel e Irã se mantém, mas tensões e impacto nos mercados continuam
Preços de criptomoedas, incluindo bitcoin, sobem após cessar-fogo entre Irã e Israel e avanço legislativo nos EUA
Publicado 25/06/2025 • 11:08 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
As vendas online seguem em expansão no Brasil.
Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
As vendas online seguem em expansão no Brasil. Seis a cada dez consumidores já preferem comprar pela internet. O comércio eletrônico deve crescer 15% e movimentar R$ 234 bilhões em 2025, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).
“O marketplace foi crucial para chegarmos a novos mercados”, afirma Samara Silva, fundadora da Madiba Pet, loja de acessórios para animais. Segundo ela, a decisão de migrar para o ambiente digital ocorreu após a pandemia, quando o comportamento de compra dos clientes mudou. Antes, a marca atuava no modelo business to business (B2B), fornecendo produtos a lojistas.
Com a venda direta ao consumidor em marketplaces, o faturamento da empresa dobrou em dois anos. O volume de pedidos teve alta superior a 220%. Samara atribui o crescimento à visibilidade proporcionada pelas plataformas e à facilidade de acesso a novos públicos.
Outro exemplo vem de Sergipe. A Palha Decor, que comercializa artesanato produzido por quilombolas e indígenas, também ampliou a atuação com o marketplace. Daisy Dória, fundadora do projeto, relata que a iniciativa começou para arrecadar fundos destinados a ações sociais. “A intenção, na época, era atender 300 crianças. Conseguimos chegar a 500”, recorda.
Segundo ela, o negócio, que teve início em 2021, hoje garante renda para mais de 100 famílias. Daisy afirma que as vendas online transformaram a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Elas viram ali, nas vendas, a oportunidade”, relata.
Leia também:
Como o Facebook Marketplace está mantendo os jovens na plataforma
Shopee anuncia ampliação da operação logística no país; saiba mais
Dados do SEBRAE apontam que moda, eletrônicos, artigos para casa, bem-estar e alimentos e bebidas são os segmentos mais procurados nos marketplaces. William Almeida, gestor de mercado digital da instituição, explica que, mais importante do que acompanhar tendências, é encontrar o nicho certo para cada empreendedor. “O mais importante não é o que se vende, mas como e onde se vende”, afirma.
Para ele, produtos com apelo visual e descrição objetiva, além de itens voltados a públicos específicos, têm melhor desempenho. Almeida destaca ainda o crescimento da confiança dos consumidores em comprar online, o que favorece negócios iniciantes.
Empreendedores apontam desafios comuns no ambiente digital. A rotina exige organização para lidar com taxas das plataformas, logística, estoque e produção. Apesar disso, as plataformas oferecem apoio importante, ao reduzir a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia.
Samara Silva acredita que o atendimento personalizado e a presença nas redes sociais são fatores determinantes para fidelizar o público. Ela relata que passou a publicar vídeos mostrando os bastidores da produção e a rotina dos artesãos. “Mostrava como era feita a retirada da matéria-prima. Isso aproximou o cliente do processo”, conta.
Para especialistas, o sucesso no e-commerce depende de estratégia, foco no cliente e escolha adequada da plataforma. A aposta em marketplaces tem sido o caminho mais viável para pequenos negócios entrarem no comércio digital e ampliarem suas vendas.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Em parceria com a Loggi, Uber estreia no Brasil serviço de entregas entre cidades
"Ansioso pelo futuro para fazer o que a gente ama", diz Wesley Batista no Investor Day da JBS, em Nova York
Mapfre anuncia Fábio Chamon como superintendente de novos negócios
JBS toca o sino em Nova York para marcar listagem na Bolsa dos EUA
Aliados da OTAN concordam em aumentar gastos de defesa para 5% do PIB