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Em 2024, Mercado Livre registra aumento de 77% nas vendas de supermercado

Publicado 26/02/2025 • 13:43 | Atualizado há 5 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • De acordo com um levantamento publicado nesta semana pelo Mercado Livre, em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas na categoria de supermercados em comparação com o ano anterior.
  • Segundo a companhia, isso reflete uma mudança no hábito de compra do consumidor que vem avançando com a transformação digital.
  • Atualmente, o Mercado Livre registra 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado na plataforma, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria.
Mercado Livre.

Mercado Livre.

Divulgação Mercado Livre.

De acordo com um levantamento publicado nesta semana pelo Mercado Livre, em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas na categoria de supermercados em comparação com o ano anterior. Segundo a companhia, isso reflete uma mudança no hábito de compra do consumidor, que avança com a transformação digital.

“O supermercado é uma das categorias que mais crescem no e-commerce brasileiro, com um aumento significativo de 14,4% no último ano, segundo a Emarketer. O Mercado Livre tem acompanhado esse movimento de forma acelerada, investindo na ampliação de sortimento, logística eficiente e parcerias estratégicas para consolidar a plataforma como o destino preferido dos consumidores para compras do dia a dia. Como resultado, nos últimos seis meses, nosso sortimento cresceu 74% (H2 2024 vs. H2 2023), garantindo ainda mais variedade para os nossos clientes”, afirma Anna Araripe, Diretora de Marketplace do Mercado Livre.

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BBB 25 como alavanca de crescimento e regionalização da categoria

O patrocínio ao BBB 25 reforçou o posicionamento da plataforma como destino de compra de supermercados e trouxe impactos positivos diretos na categoria. No dia 17 de janeiro de 2025, data da estreia da vertical no programa, a marca registrou um aumento de 82% em GMV, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os itens mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado.

Os usuários impactados pelo BBB 25 apresentaram um ticket médio 14% maior, com um aumento de 30% no número de itens no carrinho.

Outro pilar da estratégia do Mercado Livre é a regionalização, garantindo que a categoria de supermercados atenda às diferentes necessidades de consumo por todo o Brasil. O reality tem sido um vetor importante para essa expansão, conectando a marca com públicos do Nordeste e Sul do país. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná são os Estados que mais acessam a plataforma via BBB.

“O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação no BBB 25 é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo”, explica Araripe.

Experiência de supermercado no Mercado Livre

Atualmente, 80% dos produtos de CPG (Consumer Packaged Goods) são entregues em até 48 horas, com cobertura em 95% do território nacional. Outra inovação recente foi o lançamento do botão de recompra, permitindo que os consumidores comprem produtos recorrentes. 

“Nosso foco é garantir que o consumidor possa reabastecer sua despensa de maneira simples e rápida e, consequentemente, aumentar a frequência de compras na plataforma”, destaca Araripe.

Além disso, a recorrência de compras tem se fortalecido na plataforma: pessoas que compram itens de CPG voltam para adquirir produtos de outras categorias, como suplementos, eletrodomésticos e casa e decoração.

Oportunidade para marcas e anunciantes

Atualmente, o Mercado Livre registra 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado na plataforma, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria. Marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte do ecossistema da plataforma.

Além disso, 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra.

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