Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em 2024, Mercado Livre registra aumento de 77% nas vendas de supermercado
Publicado 26/02/2025 • 13:43 | Atualizado há 5 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 26/02/2025 • 13:43 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Mercado Livre.
Divulgação Mercado Livre.
De acordo com um levantamento publicado nesta semana pelo Mercado Livre, em 2024, a empresa registrou um aumento de 77% nas vendas na categoria de supermercados em comparação com o ano anterior. Segundo a companhia, isso reflete uma mudança no hábito de compra do consumidor, que avança com a transformação digital.
“O supermercado é uma das categorias que mais crescem no e-commerce brasileiro, com um aumento significativo de 14,4% no último ano, segundo a Emarketer. O Mercado Livre tem acompanhado esse movimento de forma acelerada, investindo na ampliação de sortimento, logística eficiente e parcerias estratégicas para consolidar a plataforma como o destino preferido dos consumidores para compras do dia a dia. Como resultado, nos últimos seis meses, nosso sortimento cresceu 74% (H2 2024 vs. H2 2023), garantindo ainda mais variedade para os nossos clientes”, afirma Anna Araripe, Diretora de Marketplace do Mercado Livre.
Leia também:
Mercado Livre: lucro líquido salta 287,2% no quarto trimestre, para US$ 639 milhões
O patrocínio ao BBB 25 reforçou o posicionamento da plataforma como destino de compra de supermercados e trouxe impactos positivos diretos na categoria. No dia 17 de janeiro de 2025, data da estreia da vertical no programa, a marca registrou um aumento de 82% em GMV, em comparação com o mesmo dia do ano passado. Os itens mais vendidos nesse período foram óleo de soja, azeite de oliva e café torrado.
Os usuários impactados pelo BBB 25 apresentaram um ticket médio 14% maior, com um aumento de 30% no número de itens no carrinho.
Outro pilar da estratégia do Mercado Livre é a regionalização, garantindo que a categoria de supermercados atenda às diferentes necessidades de consumo por todo o Brasil. O reality tem sido um vetor importante para essa expansão, conectando a marca com públicos do Nordeste e Sul do país. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná são os Estados que mais acessam a plataforma via BBB.
“O comportamento de compra varia entre as regiões, e nossa estratégia de sortimento acompanha essas diferenças culturais. Enquanto o Sul tem maior demanda por azeites e produtos coloniais, o Nordeste tem consumo forte de farinha, tapioca e outros itens típicos da região. A participação no BBB 25 é estratégica para reforçar a mensagem de que o cliente pode fazer supermercado onde já compra de tudo”, explica Araripe.
Atualmente, 80% dos produtos de CPG (Consumer Packaged Goods) são entregues em até 48 horas, com cobertura em 95% do território nacional. Outra inovação recente foi o lançamento do botão de recompra, permitindo que os consumidores comprem produtos recorrentes.
“Nosso foco é garantir que o consumidor possa reabastecer sua despensa de maneira simples e rápida e, consequentemente, aumentar a frequência de compras na plataforma”, destaca Araripe.
Além disso, a recorrência de compras tem se fortalecido na plataforma: pessoas que compram itens de CPG voltam para adquirir produtos de outras categorias, como suplementos, eletrodomésticos e casa e decoração.
Atualmente, o Mercado Livre registra 18 milhões de buscas mensais por produtos de supermercado na plataforma, sendo que 1 a cada 4 compradores é novo na categoria. Marcas como Pão de Açúcar, Carrefour, Omo, Bauducco, Ypê, Concha Y Toro e Lindt já fazem parte do ecossistema da plataforma.
Além disso, 94% dos consumidores são impactados por anúncios online antes da compra.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
Expectativa de piora na economia aumenta com tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest
Após reunião sobre tarifaço com Motta e Alcolumbre, Alckmin diz que “Brasil vai defender sua soberania”
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado