Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Super Bowl atrai público recorde de 127,7 milhões de espectadores
Sam Altman diz que conselho da OpenAI não recebeu “nada oficial de Elon”
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
Publicado 11/02/2025 • 20:51
KEY POINTS
Starbucks.
Unsplash.
O estado do Missouri (EUA) processou o Starbucks, acusando a empresa de discriminação racial e de gênero, alegando o uso de políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) como pretexto para práticas discriminatórias.
A queixa, apresentada nesta terça-feira (11), denuncia o Starbucks por vincular a remuneração de seus executivos ao cumprimento de cotas de contratação baseadas em raça e gênero. A ação também afirma que a empresa separou grupos preferenciais para treinamento adicional e promoções, e implementou um sistema de cotas para garantir diversidade racial e étnica em seu conselho de administração.
O procurador-geral do Missouri, Andrew Bailey, afirmou que essas práticas violam as leis federais e estaduais de direitos civis. Ele também disse que as políticas de DEI do Starbucks resultam em um aumento nos preços para os consumidores e na lentidão dos serviços, pois, segundo a queixa, a empresa não estaria contratando os trabalhadores mais qualificados.
“Racismo não tem lugar no Missouri. Estamos entrando com esta ação para interromper essa violação flagrante da Lei de Direitos Humanos de Missouri”, afirmou Bailey.
A empresa, por sua vez, refutou as acusações e emitiu uma declaração em que defendeu suas práticas, afirmando que é “profundamente comprometida em criar oportunidades para todos os seus parceiros” e que suas políticas são “abertas a todos e legais”.
A ação judicial ocorre em um momento de crescente debate sobre as políticas de DEI nas empresas americanas, particularmente após a morte de George Floyd em 2020, que motivou muitas corporações a repensarem suas práticas de contratação.
Mais lidas
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere, de olho em agronegócio e construção
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
OiTV é vendida por R$ 30 milhões
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Airbus estuda novos assentos, de dois níveis intercalados, em seus aviões