Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Musk afirma que Tesla está treinando novo modelo aprimorado de Full Self-Driving
Publicado 06/08/2025 • 10:27 | Atualizado há 17 horas
Publicado 06/08/2025 • 10:27 | Atualizado há 17 horas
KEY POINTS
Reprodução Pixabay
Imagem de um carro da Tesla sendo abastecido.
A Tesla está atualmente treinando um novo modelo de Full Self-Driving (FSD), com melhorias “grandes” em vídeo e aumento de tamanho, afirmou o CEO Elon Musk nesta quarta-feira (6), em uma rede social.
“A Tesla está treinando um novo modelo de FSD com cerca de 10 vezes mais parâmetros e uma grande melhoria na perda de compressão de vídeo. Provavelmente estará pronto para lançamento público no fim do próximo mês, se os testes correrem bem”, disse o bilionário em uma publicação na plataforma social X.
O FSD é um sistema de direção parcialmente automatizado que busca permitir que os veículos da Tesla naveguem e se movimentem em situações de trânsito com assistência mínima do motorista.
Leia também:
Tesla aprova concessão de ações no valor de US$ 29 bilhões ao CEO Elon Musk
Vendas da Tesla no Reino Unido e na Alemanha caem mais de 55%, enquanto a chinesa BYD dispara
Os condutores devem manter as mãos no volante e permanecer prontos para assumir o controle da direção ou da frenagem a qualquer momento. O sistema também é uma atualização do Autopilot, assistente de direção da empresa, já disponível na Europa e na China.
A tecnologia é baseada em um modelo de inteligência artificial que permite às câmeras e sensores do carro perceberem o ambiente ao redor. A referência de Musk a “10X params” diz respeito ao número de parâmetros do modelo. No caso de modelos de IA, isso geralmente indica uma versão maior, treinada com mais dados e, portanto, mais capaz.
O FSD tem sido um dos pilares centrais da estratégia de Musk para o crescimento da receita e o avanço tecnológico da Tesla, especialmente em um mercado de veículos elétricos cada vez mais competitivo, no qual montadoras chinesas vêm ganhando destaque.
Os investidores mais otimistas da Tesla acreditam que o futuro da empresa está na autonomia, já que a montadora tem focado na ampliação de recursos de direção autônoma.
Neste ano, a Tesla lançou seu serviço de robotáxi em Austin, no Texas.
No entanto, atualmente o mercado está voltado para o desempenho do negócio principal da Tesla: a venda de carros. E essa área enfrenta desafios. A empresa registrou recentemente uma queda de 16% na receita automotiva no segundo trimestre, além de apresentar fortes retrações nas vendas na Europa.
As ações da companhia vêm sofrendo neste ano, com perdas agravadas por danos à reputação de Musk após o rompimento de sua relação com o governo da Casa Branca. As ações da Tesla acumulavam queda de 23,55% no ano até a manhã desta quarta-feira.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
O manual de tarifas de Trump vem com um toque de beisebol
Tarifaço de Trump sobre exportações brasileiras entra em vigor hoje
Blockchain Rio 2025 reúne representantes de instituições financeiras da América Latina
CNBC Originals: Boicote no Canadá desafia tarifas de Trump e impacta US$ 90 bi da economia dos EUA
ESPN fecha contrato de cinco anos com a WWE, incluindo WrestleMania e Royal Rumble