CNBC
familia-jovem-passar-tempo-com-sua-crianca

CNBC Pequim quer mais bebês — as empresas estão preparadas para pais da geração Z?

Empresas & Negócios

Musk afirma que Tesla está treinando novo modelo aprimorado de Full Self-Driving

Publicado 06/08/2025 • 10:27 | Atualizado há 17 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Tesla está atualmente treinando um novo modelo de Full Self-Driving (FSD), com melhorias “grandes” em vídeo e aumento de tamanho, afirmou o CEO Elon Musk nesta quarta-feira (6) em uma rede social.
  • O FSD é um sistema de direção parcialmente automatizado que busca permitir que os veículos da Tesla naveguem e se movimentem em situações de trânsito com assistência mínima do motorista.
  • Os condutores devem manter as mãos no volante e permanecer prontos para assumir o controle da direção ou da frenagem a qualquer momento.
Imagem de um carro da Tesla sendo abastecido.

Reprodução Pixabay

Imagem de um carro da Tesla sendo abastecido.

A Tesla está atualmente treinando um novo modelo de Full Self-Driving (FSD), com melhorias “grandes” em vídeo e aumento de tamanho, afirmou o CEO Elon Musk nesta quarta-feira (6), em uma rede social.

“A Tesla está treinando um novo modelo de FSD com cerca de 10 vezes mais parâmetros e uma grande melhoria na perda de compressão de vídeo. Provavelmente estará pronto para lançamento público no fim do próximo mês, se os testes correrem bem”, disse o bilionário em uma publicação na plataforma social X.

O FSD é um sistema de direção parcialmente automatizado que busca permitir que os veículos da Tesla naveguem e se movimentem em situações de trânsito com assistência mínima do motorista.

Leia também:

Tesla aprova concessão de ações no valor de US$ 29 bilhões ao CEO Elon Musk

Vendas da Tesla no Reino Unido e na Alemanha caem mais de 55%, enquanto a chinesa BYD dispara

Co-fundador da Tesla, JB Straubel, usa baterias antigas de carros elétricos para abastecer data centers de IA

Os condutores devem manter as mãos no volante e permanecer prontos para assumir o controle da direção ou da frenagem a qualquer momento. O sistema também é uma atualização do Autopilot, assistente de direção da empresa, já disponível na Europa e na China.

A tecnologia é baseada em um modelo de inteligência artificial que permite às câmeras e sensores do carro perceberem o ambiente ao redor. A referência de Musk a “10X params” diz respeito ao número de parâmetros do modelo. No caso de modelos de IA, isso geralmente indica uma versão maior, treinada com mais dados e, portanto, mais capaz.

O FSD tem sido um dos pilares centrais da estratégia de Musk para o crescimento da receita e o avanço tecnológico da Tesla, especialmente em um mercado de veículos elétricos cada vez mais competitivo, no qual montadoras chinesas vêm ganhando destaque.

Os investidores mais otimistas da Tesla acreditam que o futuro da empresa está na autonomia, já que a montadora tem focado na ampliação de recursos de direção autônoma.

Neste ano, a Tesla lançou seu serviço de robotáxi em Austin, no Texas.

No entanto, atualmente o mercado está voltado para o desempenho do negócio principal da Tesla: a venda de carros. E essa área enfrenta desafios. A empresa registrou recentemente uma queda de 16% na receita automotiva no segundo trimestre, além de apresentar fortes retrações nas vendas na Europa.

As ações da companhia vêm sofrendo neste ano, com perdas agravadas por danos à reputação de Musk após o rompimento de sua relação com o governo da Casa Branca. As ações da Tesla acumulavam queda de 23,55% no ano até a manhã desta quarta-feira.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios