Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nike perde chefe do setor feminino na América do Norte para a Athleta
Publicado 29/07/2025 • 19:52 | Atualizado há 2 meses
Óculos inteligentes da Meta podem mostrar mensagens, fotos e ligações através da tela integrada
Bitcoin subiu 100% no último ano, mas vale a pena incluir na sua aposentadoria?
Corte de juros do Fed é ‘para gestão de riscos’, diz Powell
Amazon apresenta agente de IA para ajudar vendedores com tarefas tediosas
ChatGPT é usado mais para fins pessoais do que profissionais, mostra estudo inédito da OpenAI
Publicado 29/07/2025 • 19:52 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Nike
Unsplash
A Athleta, marca do grupo Gap, escolheu a chefe do setor feminino da Nike na América do Norte como sua próxima CEO, em um movimento que representa uma perda importante para a marca, que tenta reconquistar o público feminino.
Maggie Gauger, com mais de 20 anos de experiência na Nike, é a terceira CEO contratada para comandar a Athleta nos últimos dois anos, em meio à queda nas vendas da marca de roupas esportivas femininas. Ela vai assumir o lugar de Chris Blakeslee, ex-executivo da Alo Yoga, que substituiu Mary Beth Laughton em 2023.
Sob o comando de Blakeslee, a Athleta fechou parcerias com atletas de peso, como a nadadora Katie Ledecky e a estrela da WNBA Kate Martin, além de conquistar novos clientes com produtos variados.
Mesmo assim, a estratégia não agradou ao público já fiel da marca. Em quatro dos últimos seis trimestres, as receitas e vendas comparáveis caíram, puxando para baixo o desempenho geral da controladora.
“Nos últimos dois anos, Chris liderou a fase inicial de reestruturação da Athleta, reposicionando a marca com produtos inovadores e ajustando o posicionamento, ajudando a preparar a Athleta para o futuro”, afirmou Richard Dickson, CEO da Gap, em comunicado.
“Estamos empolgados com a chegada de Maggie Gauger como CEO da Athleta, já que buscamos acelerar a renovação da marca. Maggie reúne experiência comprovada em transformação de negócios, foco total no consumidor, profundo conhecimento de produto e um compromisso genuíno em empoderar mulheres e meninas. Essa combinação de habilidades e vivências vai permitir que ela lidere a Athleta em uma nova fase de crescimento”.
A decisão de Gauger de assumir a liderança da Athleta representa uma grande vitória para uma marca tão voltada para o público feminino, mas também é uma perda de peso para a Nike justamente em um momento delicado para a empresa.
Desde que Elliott Hill assumiu o comando da Nike no outono passado, ele colocou o público feminino no centro da estratégia para dar a volta por cima e voltar a crescer.
No seu primeiro comercial de Super Bowl em décadas, a Nike mirou nas atletas mulheres com a campanha “So Win”. Depois, anunciou uma parceria com a linha de roupas esportivas da Kim Kardashian, a Skims, para tentar sair na frente de concorrentes como Athleta, Alo Yoga e Vuori.
Leia mais:
iFood adquire 20% da CRMBonus e amplia atuação em varejo com foco em tecnologia e fidelização
Carrefour Brasil: conselho aprova contratos de empréstimo de até R$ 9,8 bilhões
A Nike já afirmou que cerca de 40% do seu público é feminino, mas a maioria das marcas de roupas prefere ter mais consumidoras mulheres do que homens, já que elas costumam comprar e gastar mais. Além disso, esse desequilíbrio tem aberto espaço para concorrentes, o que pode representar uma oportunidade de crescimento no setor para a Nike.
Gauger era responsável por diminuir essa diferença de gênero no mercado mais importante da Nike, mas agora essa missão ficará nas mãos de um novo líder, aumentando ainda mais as mudanças internas em um momento vulnerável para a empresa.
Segundo comunicado, Gauger vai assumir o novo cargo em 1º de agosto e Blakeslee ficará como conselheiro para garantir uma transição tranquila. A Nike não respondeu ao pedido de comentário.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos