“Ponto é dinheiro”: Azul Fidelidade cresce 12% e emite 15 milhões de passagens com milhas
Publicado 14/05/2025 • 16:00 | Atualizado há 3 horas
Fabricante de ketchup Kraft Heinz investe US$ 3 bilhões para modernizar produção nos EUA
Warner Bros. Discovery anuncia que serviço de streaming voltará a se chamar HBO Max
Startup chinesa Pony.ai registra primeiro incêndio em robotáxi, sem feridos
Samsung Electronics compra fornecedora de soluções de aquecimento e resfriamento FläktGroup por 1,5 bilhão de euros
Vale do Silício prioriza produtos de IA para obter lucros, em detrimento da segurança e pesquisa da tecnologia, dizem especialistas
Publicado 14/05/2025 • 16:00 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
O programa Azul Fidelidade registrou crescimento de 12% no número de membros no primeiro trimestre de 2025, alcançando a marca de 19 milhões de usuários. A diretora do programa, Cristina Yoshida, afirmou que esse avanço reflete maior engajamento dos clientes e adesão ao modelo de fidelização.
Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Yoshida disse que “ponto é dinheiro, e quer que o cliente utilize e não deixe [os pontos] parados.” Segundo a executiva, o comportamento do consumidor tem se transformado com o tempo. “Mais de 80% dos resgates hoje são concentrados em passagens aéreas da Azul”, afirmou.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Fidelidade (ABF), o setor tem registrado crescimento anual de aproximadamente 20%. A Azul integra a entidade, que reúne oito membros e divulga números trimestrais sobre emissão e resgate de pontos.
Cristina Yoshida explicou que os dados da associação apontam crescimento não apenas em volume de usuários, mas também em pontos emitidos, pontos resgatados e receitas geradas.
Leia também:
Azul reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 783,1 milhões no 1º trimestre
Azul transporta quase 8 milhões de passageiros no 1º trimestre e cresce em relação a 2024
A diretora destacou que o Azul Fidelidade é considerado uma unidade de negócio com importância estratégica para a companhia aérea. O programa contribui tanto na geração de receita quanto na retenção de clientes.
“O fidelidade tem um papel estratégico dentro do contexto da companhia. Ajuda a conquistar e a manter os clientes e também tem peso nos resultados da empresa”, pontuou.
Yoshida lembrou ainda que o crescimento do programa acompanha a expansão da malha aérea da Azul. “A Azul voa para mais de 150 destinos, sendo que mais de 100 só a Azul atende. O programa se apropria disso”, explicou.
Entre os diferenciais do programa, Cristina destacou dois produtos: a tarifa congelada e o desconto para clientes logados no site da Azul.
Segundo a diretora do programa, ao buscar passagens logado com CPF e senha, o cliente pode ter descontos de até 40% na tarifa em pontos. “Se a busca é feita anonimamente, o desconto não aparece”, explicou.
Outro produto mencionado foi o Tarifa Congelada, que permite reservar passagens com até 14 meses de antecedência e quitar com pontos até 30 dias antes da viagem. “É como uma compra fiada. Se o cliente achou um bom preço, ele congela e ganha tempo para acumular pontos”, disse. O produto foi finalista duas vezes do International Loyalty Awards.
Cristina também comentou sobre a possibilidade de utilizar os pontos para voar com mais de 30 companhias aéreas parceiras. “Temos acordos exclusivos de tarifa prêmio com algumas delas, o que reduz o custo em pontos”, afirmou. Destinos como Japão, Dubai e África estão entre as opções disponíveis por meio dessas parcerias.
A executiva revelou ainda que o programa lançou uma campanha educativa chamada “O que é um ponto azul?”, voltada para explicar o funcionamento do sistema de pontos ao público em geral. A ação busca ampliar a compreensão dos benefícios entre os consumidores que ainda não utilizam o programa com frequência.
“A gente sabe que muita gente conhece o programa, mas não entende totalmente como usar. Por isso, estamos investindo em comunicação e educação sobre o uso de pontos”, completou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brazilian Week: confira a programação completa desta quarta-feira (14)
Trump chega ao Catar na segunda etapa de sua viagem pelo Golfo
Brazilian Week: fundador do iFood diz que 'IA terá impacto maior que o causado pela internet ou pelos smartphones'
Inflação de abril nos EUA ameniza temores sobre aumentos de preços relacionados a tarifas
Mercado Livre investe na música e lança festival para se conectar com a Geração Z