Raízen: incêndios na moagem afetaram desempenho no terceiro trimestre, diz CFO
Publicado 17/02/2025 • 11:13 | Atualizado há 2 meses
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 17/02/2025 • 11:13 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação/Raízen
A Raízen, uma das principais empresas do setor sucroenergético brasileiro, registrou um prejuízo líquido de R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre da safra 2024/25, correspondente aos meses de outubro a dezembro. Em entrevista ao Brazil Journal divulgada nesta segunda-feira (17), o CFO Rafael Bergman explicou que os incêndios na moagem impactaram significativamente o desempenho da companhia.
Segundo o executivo, o efeito foi grande devido à redução na produção, um mix pior e a diluição de custos abaixo do esperado. “A área de trading, que normalmente gera resultados consistentes, também não teve bom desempenho”, acrescentou.
O próximo período, inclusive, não deve surpreender positivamente. “O quarto trimestre também não deve ser forte, principalmente porque concentramos a maior parte das vendas até o terceiro trimestre. Contudo, este ano vai nos deixar mais preparados para um novo ciclo da empresa”, disse.
Para a safra seguinte, Bergman revelou que a companhia manterá apenas dois investimentos em expansão: a conclusão das duas plantas de etanol de segunda geração (E2G) em andamento e o término das obras na refinaria argentina, que visa melhorar o mix de produtos no país.
Segundo o executivo, os investimentos nas plantas de E2G estão 50% concluídos, enquanto a refinaria na Argentina já tem 66% do orçamento executado.
Na área de distribuição de combustíveis no Brasil, a Raízen planeja manter o nível de capex dos últimos anos, segundo o CEO Nelson Gomes, para “proteger e blindar a rede de postos premium”, mas sem grandes expansões. O Capex desta vertente no ano fiscal que está terminando foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.
“Esses serão os únicos investimentos em crescimento aprovados daqui para frente”, disse Gomes ao veículo. “Nosso foco agora é operar de forma eficiente, digerir os investimentos feitos nos últimos anos, gerar sinergias e integrações, além de revisar o portfólio e reduzir o endividamento.”
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings