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Restaurantes dos EUA estão otimistas para 2025 após queda de movimento e onda de falências

Publicado 17/11/2024 • 14:58 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Os pedidos de falência de restaurantes aumentaram mais de 50% em 2024 nos Estados Unidos.
  • Muitas das maiores redes de restaurantes do país, como McDonald’s e Starbucks, decepcionaram os investidores com quedas nas vendas.
  • No entanto, apareceram sinais de recuperação e há algum otimismo quanto ao futuro do setor de restaurantes.
Redes de restaurantes como McDonald’s e Starbucks decepcionaram os investidores com quedas nas vendas por pelo menos um trimestre.

Redes de restaurantes como McDonald’s e Starbucks decepcionaram os investidores com quedas nas vendas por pelo menos um trimestre.

Foto de Jas Rolyn na Unsplash

Os pedidos de falência de restaurantes aumentaram mais de 50% em 2024 nos Estados Unidos, em comparação com o ano passado.

Muitas das maiores redes de restaurantes do país, como McDonald’s e Starbucks, decepcionaram os investidores com quedas nas vendas por pelo menos um trimestre. No entanto, apareceram sinais de recuperação e há algum otimismo quanto ao futuro do setor de restaurantes.

Recuperação gradual dos restaurantes

As vendas estão melhorando. O tráfego em restaurantes de fast-food aumentou 2,8% em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Revenue Management Solutions. 

O relatório confirma relatos de companhias como a Restaurant Brands International, dona do Burger King, que informou no início do mês que houve um crescimento nas vendas em outubro.

Outra boa notícia para o setor é que as taxas de juros dos EUA estão finalmente caindo. No início de novembro, o banco central do país (Federal Reserve) aprovou seu segundo corte consecutivo de taxas. 

Para os restaurantes, isso significa que o custo para financiar novos locais diminui, o que ajuda no seu crescimento. Antigamente, taxas de juros mais altas não prejudicavam tanto o desenvolvimento, já que os restaurantes ainda estavam se recuperando dos atrasos da pandemia e aproveitando o pico do boom de vendas pós-Covid.

A CFO Katie Fogertey diz que espera um “grande impulso” na confiança do consumidor com a queda das taxas de juros.

“Se o crédito fica mais barato, as pessoas se sentem mais confiantes para gastar, mesmo que isso não seja diretamente sobre o consumo de um hambúrguer de US$ 5 (R$ 28 na cotação atual). É uma questão de psicologia”, diz.

Novas oportunidades no horizonte

Com a recuperação das vendas e o mercado de ações mostrando sinais de retomada, há esperanças de que em 2025 haja mais ofertas públicas iniciais (IPOs) de restaurantes. 

Desde a estreia da rede de culinária mediterrânea Cava, em junho de 2023, nenhuma grande empresa do setor abriu capital no país.

Analistas acreditam que algumas redes, como Panera Bread e Inspire Brands, podem estar entre as próximas a buscar IPOs. No entanto, a pressão sobre o tráfego e a competição entre cadeias ainda impõem barreiras significativas.

Desafios à frente

A disputa por oferecer os melhores preços deve se intensificar em 2025, colocando pressão sobre os lucros dos restaurantes e aumentando a competição entre as redes. 

O McDonald’s, por exemplo, planeja lançar um menu de valor ampliado no primeiro trimestre, após prolongar a oferta de refeições a US$ 5 (R$ 28) durante os próximos meses.

Para algumas redes, no entanto, o risco de falência permanece, especialmente para aquelas que dependem de descontos agressivos para reconquistar clientes.

Embora uma recessão seja improvável no próximo ano, a recuperação dos consumidores pode levar mais tempo do que o esperado, já que anos de custos elevados afetaram seu poder de compra.

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