CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAções da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões

Serviços & Varejo

Consumidores priorizam frete grátis e parcelamento na Black Friday, aponta pesquisa

Publicado 02/10/2025 • 10:31 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O consumidor está cada vez mais planejado e seletivo durante a Black Friday, com maior atenção a preço, frete e condições de pagamento.
  • De acordo com o levantamento, sete em cada dez brasileiros afirmam que se planejam financeiramente para o evento, e mais de 60% pretendem gastar acima de R$ 500.
  • As formas de pagamento também pesam na decisão. O cartão de crédito é a principal escolha, com destaque para o parcelamento sem juros

Pexels

Etiqueta de Black Friday

O consumidor está cada vez mais planejado e seletivo durante a Black Friday, com maior atenção a preço, frete e condições de pagamento, segundo uma pesquisa realizada por Tray, Bling, Bagy, Octadesk e Vindi, em parceria com a Opinion Box.

De acordo com o levantamento, sete em cada dez brasileiros afirmam que se planejam financeiramente para o evento, e mais de 60% pretendem gastar acima de R$ 500. Entre os itens mais desejados estão eletrônicos (53%), eletrodomésticos (49%) e roupas (44%).

As formas de pagamento também pesam na decisão. O cartão de crédito é a principal escolha, com destaque para o parcelamento sem juros. Mais de 30% dos consumidores declararam que sempre recorrem a essa opção. O Pix também ganhou relevância e aparece entre os meios preferidos de pagamento.

Leia também:

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Black Friday 2024: empresas de delivery e fast food ficam entre líderes de reclamações

Além disso, o frete é outro fator decisivo. Quase metade dos consumidores (48%) afirma que prefere esperar mais tempo para receber os produtos, desde que o frete seja gratuito. Já 75% desistem de uma compra quando o custo da entrega é considerado elevado.

O levantamento ainda mostra que a decisão de compra é pautada pela confiança social e pela validação coletiva. 70% se guiam pelas avaliações de clientes na página do produto, 67% de amigos e familiares, enquanto 49% buscam opiniões de especialistas e reviews em sites/Youtube e 33% em influenciadores digitais que segue.

“Isso mostra que o consumidor valoriza experiências reais e próximas, colocando mais peso na prova social do que em narrativas patrocinadas. A força das avaliações online reforça a importância da reputação digital e do boca a boca como fatores decisivos de conversão”, pontua a pesquisa.

Na hora da compra, o celular segue como o principal meio online: 60% dos entrevistados afirmaram que usarão o dispositivo para efetuar pedidos. Sites e aplicativos de lojas lideram como canais preferidos, mas marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Shopee também se destacam.

O levantamento ainda mostra que a credibilidade da Black Friday depende da consistência dos descontos. Para 50% dos entrevistados, os preços só valem a pena em categorias específicas, como eletrônicos e eletrodomésticos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo

;