CNBC

CNBCYouTube concorda em pagar R$ 131 mi a Trump para encerrar processo sobre suspensão de conta

Serviços & Varejo

Food Service é responsável por 14,2% do faturamento do franchising nacional

Publicado 30/09/2025 • 15:31 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Redes representam 20% do mercado de pizzarias
  • Dado é da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
  • Franquias do setor movimentaram R$ 10,5 bilhões no 2º trimestre deste ano

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), aponta que as franquias movimentaram R$ 69,9 bilhões no 2º trimestre de 2025, sendo que somente o segmento de food service foi responsável por 14,2% desse total, transacionando o equivalente a R$ 10,5 bilhões.

Os dados revelam um cenário promissor para as marcas que preparam e vendem alimentos para consumo “fora de casa”, sobretudo as redes especializadas em pizza que, conforme a Pesquisa com Pizzarias, elaborada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) em parceria com a Galunion, representam 20% de todo o mercado nacional de pizzarias.

Um exemplo é a Pizza Prime, maior rede brasileira de pizzarias, que prevê encerrar 2025 com 100 lojas em operação e faturamento de R$ 180 milhões, um crescimento de 27,8% em relação ao ano passado, quando faturou R$ 140 milhões.

Segundo Gabriel Concon, fundador e CEO da Pizza Prime, a expansão das pizzarias no franchising está diretamente ligada ao potencial de escala do sistema, que oferece operações validadas, suporte técnico e inteligência de gestão estratégica para reduzir riscos e ampliar as chances de crescimento.

O executivo ressalta que o êxito também é reflexo das mudanças no comportamento do consumidor. “A demanda por delivery, atendimento ágil e experiências gastronômicas mais acessíveis cresce a cada ano, e isso impulsiona os negócios que unem qualidade e conveniência, garantindo ao segmento um ritmo constante de desenvolvimento”, afirma.

Para o especialista, o triunfo do franchising no segmento de alimentação, em especial no mercado de pizzarias, passará, cada vez mais, pela integração da tecnologia como rotina na operação do negócio. “Modelos enxutos não significam operações simples demais — pelo contrário, exigem tecnologia para manter eficiência e reduzir custos.

Deste modo, quem investir no setor precisará ser progressivamente receptivo à incorporação de sistemas de gestão integrada, plataformas de delivery próprio e soluções para controle de estoque em tempo real, que possibilitem operar com margens mais saudáveis e reduzir desperdícios”, finaliza.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo

;