Publicado 25/11/2024 • 13:28
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Morumbi Shopping: ampliação de lojas de 507 para 547
Morumbi Shopping: ampliação de lojas de 507 para 547
Vários planos econômicos (muitos malsucedidos e poucos que deram certo) no caminho, picos de inflação, inúmeras mudanças no nome da moeda, dois presidentes que sofreram processo de impeachment, além de uma pandemia que causou um tsunami no setor produtivo e no varejo brasileiro. Essas são só algumas das turbulências enfrentadas em 50 anos pela gigante Multiplan – dona de 20 shopping centers no país –, em sua jornada desde que foi criada, em 1974.
E agora, madura e com resultados financeiros cada vez mais consistentes, chega a hora da repaginada na companhia cinquentenária. Até 2027, a empresa vai investir R$ 1,5 bilhão para ampliar e modernizar seus centros de compras. “É importante realizarmos essas transformações, entendendo as demandas dos clientes”, disse à DCNews, Vander Giordano, vice-presidente institucional da Multiplan. “Nossa preocupação é tornar nossos equipamentos sempre atuais.”
Em 2024 já foram aplicados mais de R$ 300 milhões em obras de expansão. Somente no Morumbi Shopping, em São Paulo, o maior da rede em vendas por metro quadrado (o líder em vendas por área é o Barra Shopping, no Rio de Janeiro), a Multiplan está aportando R$ 233 milhões. Serão acrescidos 13 mil metros quadrados, sendo 7,3 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), correspondente ao espaço disponível para locação, e outros 5,7 mil metros quadrados para readequação do mix ofertado.
As obras tiveram início em março deste ano. Até o segundo semestre de 2026, a unidade terá mais 40 lojas e oito restaurantes. Atualmente o shopping tem 507 lojas, o que significa crescimento de quase 10%. “O Morumbi, que tem 42 anos, carece de uma renovação”, disse o VP da companhia. “Para isso, vamos ter ali marcas internacionais inéditas na nossa rede e até no Brasil.” As negociações correm sob sigilo.
No início de novembro, a companhia entregou a expansão do Diamond Mall, em Belo Horizonte, e do Park Shopping Barigüi, em Curitiba. Estão previstas ainda, além do Morumbi Shopping, as ampliações do Parque Shopping Maceió (2025), Park Shopping, em Brasília (primeiro semestre de 2026), Jundiaí Shopping (primeiro semestre de 2027) e Park Shopping São Caetano (segundo semestre de 2027). Ao todo, as ampliações irão representar um acréscimo de 67 mil metros quadrados de ABL na rede.
Os resultados da companhia em 2024 justificam os investimentos realizados para ganhar mais espaço. Entre janeiro e setembro, a Multiplan registrou R$ 5,7 bilhões em vendas realizadas pelas lojas nos 20 shoppings, alta de 9,2% sobre os nove primeiros meses de 2023.
Para o VP da Multiplan, um dos fatores que explica a alta de venda dos lojistas dos shoppings está associado à experiência da compra. “O varejo físico cresce também quando oferece um atrativo adicional”, disse Giordano. O que inclui forte investimento em eventos e promoções que estimulam essa experiência quando os clientes estão fazendo compras.
“No ano passado, por exemplo, realizamos mais de 1 mil eventos.” E isso incrementa o tíquete dos consumidores. Os setores que mais venderam no terceiro trimestre, segundo a companhia, foram perfumaria/cosméticos, joalheiras e supermercados. Essa relação vai na linha do que observa o executivo, de que as pessoas preferem ficar mais tempo no shopping e tentar resolver o máximo de tarefas possível no mesmo espaço. Isso inclui fazer compras no mercado, por exemplo.
A Multiplan registrou faturamento de R$ 545,2 milhões no terceiro trimestre, acréscimo de 6,5% no mesmo período do ano passado. O lucro líquido no período de julho a setembro foi de R$ 279,6 milhões, com um crescimento de 6,1% sobre o trimestre de 2023. O bom desempenho na receita também tem uma parcela associada aos investimentos em tecnologia.
Em 2024, a empresa lançou o sistema free flow nos estacionamentos, sem cancela e com a leitura da placa do veículo por meio do aplicativo Multi. Nos últimos 12 meses, o aplicativo foi utilizado 26 milhões de vezes. Somente no terceiro trimestre deste ano, foram feitos 7 milhões de downloads do app da Multiplan. Entre janeiro e setembro, a receita com estacionamento nos shoppings da Multiplan alcançou R$ 79,9 milhões, 8,9% a mais do que o registrado no mesmo período em 2023 (R$ 73,4 milhões).
E, seguindo aquela tradição de revisitar sua própria história quando se comemora aniversário, Giordano lembra da resiliência e do esforço financeiro da Multiplan para garantir a sobrevivência dos lojistas no auge do isolamento social, em que os shoppings ficaram fechados. “Foi um momento muito difícil para todos nós. O que fizemos foi algo muito corajoso, de isentar os aluguéis. Não foi postergar nem parcelar, e sim deixar de cobrar”, disse. “E ainda subsidiamos 50% do condomínio de todos os nossos lojistas.”
Isso representou, à época, R$ 1,4 bilhão de renúncia de receita, mas que foi fundamental para garantir a engrenagem da operação. “Foi muito importante para toda a cadeia produtiva, porque se o lojista estivesse mal, ele iria arrastar todo o ecossistema, do produtor até a ponta final, os shoppings.” Tudo isso, ressalta ele, sem que a indústria de shopping centers tivesse recebido qualquer benefício do governo. “O setor bancou toda essa cadeia produtiva e garantiu a retomada do varejo no pós-covid.”