CNBC
bandeiras da união europeia

CNBC UE vai adiar tarifas planejadas para os EUA por seis meses para abrir negociações

Serviços & Varejo

Mercado Livre registra receita de US$ 6,8 bilhões no 2º trimestre e amplia alcance na América Latina

Publicado 04/08/2025 • 19:17 | Atualizado há 2 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O lucro operacional alcançou US$ 825 milhões, com margem de 12,2%, enquanto o lucro líquido somou US$ 523 milhões, com margem de 7,7%.
  • O volume total de pagamentos processados (TPV) atingiu US$ 64,6 bilhões, alta de 39% na comparação anual. Já o volume bruto de mercadorias (GMV) foi de US$ 15,3 bilhões, com avanço de 21%.
  • O Brasil respondeu por mais da metade da receita trimestral, com US$ 3,47 bilhões, seguido por México e Argentina.

O Mercado Livre divulgou nesta segunda-feira (4) seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2025. A companhia reportou receita líquida combinada com receita financeira de US$ 6,79 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões), um crescimento de 34% em relação ao mesmo período de 2024 e de 53% em termos neutros de câmbio.

Leia mais:

Shein é multada em 1 milhão de euros na Itália por práticas vistas como ‘greenwashing’

O lucro operacional alcançou US$ 825 milhões (R$ 4,4 bilhões), com margem de 12,2%, enquanto o lucro líquido somou US$ 523 milhões (R$ 2,8 bilhões), com margem de 7,7%. O volume total de pagamentos processados (TPV) atingiu US$ 64,6 bilhões (R$ 342 bilhões), alta de 39% na comparação anual. Já o volume bruto de mercadorias (GMV) foi de US$ 15,3 bilhões (R$ 81 bilhões), com avanço de 21%.

Desempenho regional

O Brasil respondeu por mais da metade da receita trimestral, com US$ 3,47 bilhões (R$ 18,4 bilhões), seguido por México (US$ 1,51 bilhão) e Argentina (US$ 1,53 bilhão). A empresa destacou a aceleração do crescimento no país, impulsionada pela ampliação do frete grátis para pedidos a partir de R$ 19 e por melhorias na experiência de busca com inteligência artificial. Em junho, o número de itens vendidos no Brasil cresceu 34% ante o mesmo mês de 2024.

Na Argentina, o GMV em moeda constante subiu 75%, impulsionado por crescimento de 46% nos itens vendidos e aumento da penetração logística. O México, por sua vez, registrou o maior ritmo de crescimento em dois anos, com aumento de 36% nas unidades vendidas e GMV 32% maior em moeda constante.

Avanços em logística e comércio eletrônico

O Mercado Livre reportou avanço em sua operação logística, com 57% dos envios processados via rede própria e expansão das entregas no mesmo dia. O negócio de vendas diretas (1P) ultrapassou pela primeira vez a marca de US$ 1 bilhão em GMV no trimestre, com crescimento de 103% em moeda constante, reforçando sua presença em categorias como eletrônicos.

A integração com o Google Ad Manager e o AdMob expandiu o alcance da operação de publicidade da companhia. A receita com anúncios cresceu 38% no trimestre, com avanço expressivo em formatos de display e vídeo.

Fintech e carteira digital

A operação do Mercado Pago também avançou. O número de usuários ativos mensais em serviços financeiros chegou a 68 milhões, com aumento de 30% em relação ao ano anterior. O portfólio total de crédito subiu 91%, alcançando US$ 9,3 bilhões (R$ 49 bilhões), com destaque para os cartões de crédito, que somaram US$ 4 bilhões (R$ 21 bilhões) após crescimento de 118%.

A estratégia de oferecer rendimento atrativo nas contas do Mercado Pago foi destacada como fator-chave de engajamento e crescimento na captação. O volume de ativos sob gestão mais do que dobrou em um ano, atingindo US$ 13,8 bilhões (R$ 73 bilhões).

Expectativas e sucessão na liderança

Em maio, o Mercado Livre anunciou que seu fundador e CEO, Marcos Galperin, assumirá o cargo de presidente do conselho a partir de janeiro de 2026. Ariel Szarfsztejn, atual presidente da unidade de e-commerce, será o novo CEO. A empresa ressaltou que a transição preserva a continuidade de sua missão e estratégia de longo prazo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo